Precisa de ajuda?
Faça aqui a sua pesquisa
Atividades para viver o Advento em família
25.11.2016
Advento e Natal são tempos especiais para os cristãos. O Advento começa no dia 27 de novembro. Se tem o desejo de viver melhor estes momentos, e acaba por deixar passar o tempo e quando dá conta já estamos nos reis, damos aqui uma ajuda. Juntámos algumas propostas de atividades para fazer em família.
 
economiacadecasa.blogspot.com

Calendário do Advento
Se tem filhos, pode fazer um calendário do Advento diferente e trocar os doces ou chocolates por atividades para fazer em família. Tenha em atenção que o Advento não tem apenas 24 dias, como se costuma ver nos calendários habitualmente. Se quiser fazer um com o tempo todo do Advento deve contar desde o primeiro domingo do Advento que este ano é em 27 de novembro e ir até 24 de dezembro.

Sugestões de atividades:
- visitar um doente;
- telefonar a um avô ou outro familiar que vive longe;
- desenhar ou pintar um desenho relativo ao Advento;
- fazer bolachas para oferecer no Natal;
- ler histórias do Advento: visita de Maria a Isabel, Sonho de José, João Batista, etc.;
- fazer um desenho para oferecer a um amigo;
- fazer um teatro em família;
- serão de canções de Natal;
- dizerem uns aos outros que se amam;
- fazer postais de Natal;
- fazer um enfeite para a árvore;
- rezar pelos meninos sem família;
- rezar pelo Papa;
- Agradecer pelo bom que tenho ou pelas coisas boas que acontecem.
paiscriativos.blogspot.com
Se tiver jeito para trabalhos manuais, pode construir o seu próprio calendário do Advento. Reutilize materiais: as partes de cartão de dentro dos rolos de papel higiénico ou de cozinha, fitas, e linhas e fitas de festas de anos ou de roupas velhas, restos de papel de embrulho, etc. Depois é só escolher o que fazer.




Palhas para o berço
Pode também fazer a “cama” de palhinhas para o Menino Jesus ficar quentinho quando nascer no dia 25 de dezembro. Como fazer? Cada palhinha equivale a uma boa ação. Todos os membros da família, e não apenas os mais pequenos, partilham que boas ações fizeram durante o dia. Assim, vão preparando-se para receber Jesus.
 
Fazer o presépio
Outra sugestão é fazerem o presépio juntos em família, deixando o Menino Jesus para o dia 25. Pode usar as figuras que tiver em casa ou se tiver crianças, aproveite e ponha-as a pintar as figuras do presépio. Pode fazer um para ficar no quarto delas. O livro de Actividades de Natal, por exemplo, tem figuras do presépio que podem ser destacadas ou cortadas e pintadas.
 

 Árvore de Jessé
Uma sugestão retirada do sítio das Famílias de Caná é fazer a árvore de Jessé. Mas o que é isso? Trata-se de "cristianizar" a árvore de Natal com símbolos que retratam acontecimentos bíblicos, desde Adão a João Batista. Os símbolos são, para dizer apenas alguns, a pomba, arca de Noé, maçã, céu estrelado, carneiro que Abraão sacrificou, etc.
 
umafamiliacatolica.blogs.sapo.ptPrecisa de:
. Árvore de Natal;
. 28 imagens ilustrativas dos símbolos da Árvore de Jessé;
. Pedaços de arame ou de fio;
. Tesoura;
. Cartolina;
. Cola;
. Plástico autocolante para plastificar livros.
Começar por imprimir ou desenhar os símbolos, depois juntar a família e colori-los. Colar numa cartolina grossa e recortar com a forma que desejar. De seguida, plastificar e fazer um furo em cada cartão, por onde passa o arame ou fio. Em cada dia do Advento, pôr um símbolo na árvore.
Aqui encontra pequenos textos que podem ser lidos na colocação de cada símbolo. Se houver várias crianças, podem procurar o símbolo do dia e ler o texto à vez.

 
Caminhadas de Advento
Há também dioceses com propostas de caminhadas para este tempo que podem ser feitas em família. A diocese de Viana do Castelo, por exemplo, tem «Um presépio com rosto». O roteiro propõe a aproximação do «coração ao presépio» onde cada um é chamado a «reconhecer o rosto da sua própria família».

Já a Diocese do Porto propõe a Caminhada do Advento «com Maria e José, sonhar a alegria do Natal». A ideia é uma caminhada baseada na ideia de sonhar «“a família” e “em família” a alegria do Natal». Simbolicamente, uma árvore é decorara com os sonhos que a família tem para si mesma ou que as comunidades eclesiais tenham par a sua identidade familiar e renovação pastoral. Em família, é sugerido fazer um caminho de oração de um mistério do rosário por semana.
Texto: Cláudia Sebastião
Continuar a ler