Precisa de ajuda?
Faça aqui a sua pesquisa
Bíblia YOUCAT mexe com os jovens
28.08.2017
A Bíblia mexe com a vida dos jovens. Prova disso são os testemunhos dos jovens que a Bíblia Jovem YOUCAT traz. O Papa Francisco prefaciou esta selecção de textos bíblicos que inclui comentários que ajudam a compreender melhor a Palavra de Deus.

A Bíblia é o livro mais traduzido e mais divulgado no mundo. Já foi traduzida em 438 línguas, o que representa 15% das 6700 línguas faladas no mundo. O Novo Testamento já foi traduzido para 1168 línguas e, pelo menos, um dos livros da Bíblia já foi traduzido para algum dos outros 848 idiomas.

Precisamente no Sínodo dos Bispos, em 2008, sobre a Palavra de Deus, um bispo africano, D. Onaiyekan, revelou que alguns pastores nómadas do deserto do Saara exprimiram o desejo de se tornarem cristãos porque escutavam algumas leituras da Bíblia através da rádio e essas palavras deixavam-nos fascinados. E observava que hoje «construir igrejas é uma boa coisa, mas um programa radiofónico bem feito pode chegar a muitas mais pessoas».

Por causa das heresias, no séc. XVI houve uma quebra na divulgação da Bíblia, o que levou a um certo afastamento dos crentes do contacto directo com as Escrituras. Em 1559, o Papa Paulo IV, ao tentar controlar a divulgação das heresias protestantes, emanou alguns decretos que culminaram no índice dos livros proibidos. Entre estes estava estabelecida a proibição de imprimir e possuir versões da Bíblia na língua vulgar sem a autorização do bispo, do inquisidor local e, em alguns casos, até do Papa ou de um seu delegado.

É urgente que a Bíblia hoje deixe de ser um livro ausente na vida dos cristãos e até da educação. Por vezes, nas escolas aconselham-se leituras superficiais e com valores que nada têm que ver com a nossa civilização, quando na Bíblia se encontram histórias e narrações cheias de beleza e de valores capazes de ajudar a crescer no amor e no respeito.

Incutir nas crianças e nos jovens o gosto pela leitura da Bíblia é promover a sensibilidade da arte da narrativa, a consciência da memória histórica, a compreensão do presente e a interculturalidade.

A Bíblia é um património de todos e todos têm a possibilidade de a ler, compreender e aprofundar. A Bíblia é uma obra nunca acabada, pois a experiência de cada um de nós enriquece a sua leitura e divulgação. O desejo é que a Palavra de Deus se torne contemporânea através da assimilação do seu conteúdo.

A Bíblia Jovem YOUCAT que a PAULUS recentemente lançou em Portugal é, por isso, uma ajuda indispensável no crescimento de cada jovem.