Precisa de ajuda?
Faça aqui a sua pesquisa
Burnt - À procura de uma estrela
12.02.2016
No seguimento da moda televisiva dos concursos de culinária, uma das sugestões de filme para este mês de dezembro é Burnt, a história do chef Adam Jones, uma das mais brilhantes mentes do mundo da culinária, que desaparece sem deixar rasto e reaparece, três anos depois, para tentar chegar ao topo dos topos: liderar um restaurante de três estrelas Michelin. Adam Jones (Bradley Cooper) é arrogante, convencido, autoritário e intimidante... um chef, dizem eles. Mas esta sua postura conduziu-o uma vez ao fracasso e promete dificultar-lhe novamente a ambição.


Apesar de recrutar uma equipa competente, e de ter todos os conhecimentos, as coisas não parecem fáceis de conseguir, e o passado ameaça voltar para assombrar o chef, que não se consegue ligar humanamente à sua equipa, obcecado que está com a perfeição necessária para assegurar as três estrelas. Apesar das participações de Emma Thompson, Uma Thurman e Sienna Miller, o filme recai todo sobre os ombros de Bradley Cooper, que assume o papel com um vigor já habitual nas suas personagens. No entanto, o enredo é fraco e pouco dado a grandes êxtases culinários. Apesar de vermos passar pela nossa frente pratos sem fim, nunca temos aquela adrenalina que os concursos de culinária televisivos transmitem, e que tem sido o ingrediente secreto para tanto sucesso.

A cozinha é o local sagrado, e onde decorre a maioria das cenas, mas não deixa de ser interessante o pormenor de assistirmos às compras dos ingredientes em mercados próprios ou pequenos comerciantes, uma mensagem clara sobre o local onde se encontram sempre os melhores ingredientes. No fim de tudo, a mensagem é simples de perceber, e a terceira estrela está bem ao alcance de Adam Jones. Mas depende apenas dele dar o passo necessário.

Ficha técnica:

Título original: Burnt
Realizador: John Wells
Género: Drama, Comédia
Classificação: M/12
País: EUA
Ano: 2015
Duração: 101 min
Continuar a ler