Precisa de ajuda?
Faça aqui a sua pesquisa
Casamento: Como fazer o amor crescer?
08.11.2016
As histórias de encantar terminam com um casamento e «foram felizes para sempre…». Mas na vida concreta é normal vacilar, ter medo e duvidar de que seja mesmo para sempre. A FAMÍLIA CRISTÃ foi à procura de apoios para os casais.

Foto: Freeimages/LeiaMendesCook

Conheça aqui alguns pontos de apoio:

Ela e Ele – The Marriage Course Portugal
Nasceu no âmbito dos percursos ALPHA e pretende ajudar os casais a construir um casamento saudável e duradouro. É aberto a casais com uma relação estável. Baseado em princípios cristãos, está aberto a todos, crentes e não-crentes.
Ao longo de oito serões, cada casal pode dialogar, em privacidade e ambiente romântico – à luz de velas –, sobre temas da sua relação: a comunicação conjugal, a razão dos conflitos, a relação com a família do outro, as ofensas e o perdão.
Contactos: contacto@alphaportugal.com
https://www.facebook.com/marriagecourseportugal/
 

Equipas de Nossa Senhora
As Equipas de Nossa Senhora pretendem ajudar os casais a viver o matrimónio testemunhando o casamento cristão no mundo. Partindo da vontade de viver o matrimónio e aprofundar a fé, os casais reúnem-se em equipas com apoio espiritual de um sacerdote. Em reuniões mensais, rezam, partilham e estudam um tema. Utilizam a oração conjugal e familiar, o diálogo conjugal mensal sob o olhar de Deus, a reunião mensal de equipa, a regra de vida pessoal e o retiro espiritual anual. Em Portugal, existem há 50 anos.
Contactos: http://www.ens.pt/; 216 097 677/ 925 826 364
 

Cenofa
O Cenofa, Centro de Orientação Familiar, promove cursos sobre vários temas ligados à família, defendendo que só uma vivência em casal saudável permite educar filhos felizes. Nas formações não se tratam situações pessoais, mas casos-tipo apresentados. Além dos cursos sobre educação dos filhos, há também formações sobre a vivência em casal, gestão de crises, aconselhamento familiar e finanças pessoais.
Contactos:www.cenofa.pt;geral@cenofa.pt
 
 



Encontro Matrimonial
É um movimento mundial com 50 anos e está em cerca de 90 países. Em Portugal, existe desde 1982. Este movimento pretende aprofundar a relação dos casais através do diálogo e de uma comunidade de apoio permanente. Está aberto a casais não católicos.
A participação começa com um fim de semana, FDS, de experiência de conhecimento de si mesmo e do outro. Três casais e um sacerdote testemunham experiências de vida em 14 temas. Há tempo para diálogo em casal e partilha em grupo. Depois do FDS, há encontros de comunidade periódicos que aprofundam os temas.
Contactos:www.encontromatrimonialdeportugal.com; encontromatrimonialdeportugal@gmail.com


Amor e Verdade
É um projeto de formação e acompanhamento dos casais na sua relação conjugal e familiar, designadamente com os filhos. Nasceu na Comunidade Emanuel e o seu fundamento espiritual é a certeza de que Jesus é o Deus-connosco, presente e atento aos problemas e às alegrias da vida. Propõe-se que o casal e a família sejam fontes de felicidade para os cônjuges e irradiação do amor de Deus no mundo.
Em ciclos de três encontros, normalmente um por mês, é apresentado um tema. Há tempo de diálogo em casal e em grupo e tempo de oração pessoal e de casal.
Contacto: amorverdadeportugal@gmail.com

 Texto: Cláudia Sebastião


Excerto de uma reportagem publicada na edição da FAMÍLIA CRISTÃ de novembro de 2016.

Artigos relacionados:
«Pastoral Familiar não tem conseguido apoiar casais»

«Tratar da vida conjugal é já evangelização»
Dez ideias do Papa para a família
 
 
Continuar a ler