Precisa de ajuda?
Faça aqui a sua pesquisa
Fátima apresenta Terço Oficial do Santuário de Fátima
25.10.2016
O reitor do Santuário de Fátima apresentou hoje o ‘Terço Oficial do Santuário de Fátima’, afirmando que este meio para a oração é o «mais expressivo atributo» de quem peregrina à Cova da Iria. «O terço é o mais expressivo atributo do peregrino de Nossa Senhora de Fátima», disse o Pe. Carlos Cabecinhas na apresentação do ‘Terço Oficial do Santuário de Fátima’.

 
Criado em 2010 a partir de um concurso do Santuário de Fátima, o ‘Terço Oficial’ é da autoria Casa Leitão & Irmão, Antigos Joalheiros da Coroa.
 
A versão deste terço em metais preciosos foi oferecida ao Papa Bento XVI, no dia 12 de maio de 2010, ao Papa Francisco no dia 12 de outubro de 2013 e é também este terço, na versão cristal rocha, que está na imagem da Capelinha das Aparições e na Imagem Peregrina, desde a visita que fez às dioceses de Portugal.
 
O reitor do Santuário de Fátima disse que a partir de agora o ‘terço Oficial do Santuário de Fátima’ está acessível à generalidade dos peregrinos numa versão que, não sendo de metais preciosos, «apresenta grande qualidade».
 
Segundo o santuário, «trata-se de uma peça exclusiva, concebida pela firma Leitão & Irmão, Antigos Joalheiros da Coroa com a assessoria técnica do Santuário, composta por contas azuis, dispostas sobre um fio de ouro e intercaladas por esferas douradas, sendo a conta da salve-rainha assinalada com o monograma do Santuário de Fátima e com a preciosa coroa da Imagem de Nossa Senhora de Fátima. A medalha, por seu turno, mostra a escultura do Anjo, da Loca do Cabeço e a escultura da Virgem de Fátima, venerada na Capelinha das Aparições. A cruz, que remata o conjunto, evoca a Cruz Alta do recinto de oração do Santuário da Cova da Iria», pode ler-se no sítio Web do Santuário de Fátima.
 
O conjunto das contas do terço é rematado com a Cruz Alta do recinto de oração do Santuário de Fátima.

 
O Pe. Carlos Cabecinhas explicou ainda que, «em 1917, a Virgem Maria apareceu a três crianças na Cova da Iria, identificando-se como a Senhora do Rosário e pedindo que se rezasse o terço todos os dias. O terço é, assim, desde os primórdios da vida do Santuário, o mais expressivo atributo do peregrino de Nossa Senhora de Fátima. Quisemos, por isso, que o Terço Oficial do Santuário estivesse à disposição dos peregrinos nesta data tão significativa do Centenário das Aparições», disse.
 
O ‘Terço Oficial do Santuário de Fátima’ está disponível nas lojas do santuário e tem um custo de 13 euros.
 

Texto: Ricardo Perna (com Agência Ecclesia e Santuário de Fátima)
Fotos: Santuário de Fátima
Continuar a ler