Precisa de ajuda?
Faça aqui a sua pesquisa
Ivo Oliveira é o novo Chefe Nacional do CNE
05.12.2016
Ivo Faria de Oliveira é o novo chefe nacional do Corpo Nacional de Escutas (CNE). A votação decorreu ontem e a lista liderada pelo antigo chefe regional de Braga reuniu 55,79% dos votos, contra 39, 13% recolhidos pela lista liderada por Pedro Duarte Silva.

 
A taxa de abstenção, à semelhança de atos eleitorais passados, revelou uma abstenção a rondar os 50%.
 
Em comunicado enviado às redações, o Chefe Nacional eleito agradeceu a todos os participantes no ato eleitoral, aos mandatários e apoiantes da sua Lista, e também deixou uma palavra aos mais jovens. «Aos lobitos, exploradores/moços, pioneiros/marinheiros, caminheiros/companheiros, dizer-vos que é por vós que caminhamos, todos os dias. Não esquecemos que, o que queremos, é ajudar a dar resposta à pergunta "que crianças e jovens queremos para o futuro".»
 
Nem sempre o CNE tem duas listas a concorrer à liderança. Ivo Oliveira deixou uma palavra de «agradecimento» à Lista concorrente. «À Equipa Todos (Lista B), um agradecimento especial pelas ideias e contributos que deixaram e que serão enriquecimento para o nosso caminho», pode ler-se no comunicado.
 
Ivo Faria de Oliveira dirigiu ainda uma palavra «aos dirigentes, a todos nós, vamos caminhar juntos, unidos por laços de partilha dos mesmos ideais. Que Deus nos ajude. Que Maria, Inácio de Loyola e Isabel de Portugal sejam nossos companheiros de caminho!»
 
A sufrágio foi ainda uma lista única para o Conselho Fiscal e Jurisdicional Nacional, tendo sido eleita com o apoio da maioria dos votantes.
 
Ivo Oliveira tem 42 anos, é dirigente da região de Braga e será o responsável pela maior associação juvenil do país durante os próximos três anos. A tomada de posse deverá acontecer no início de janeiro.


 
Texto: Ricardo Perna
 
Continuar a ler