Precisa de ajuda?
Faça aqui a sua pesquisa
Quais as autarquias amigas das famílias?
14.11.2017
61 municípios foram considerados “amigas das famílias” em 2017. O galardão Bandeira Verde é atribuído pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis e destina-se a premiar autarquias «familiarmente responsáveis» e com «práticas amigas das famílias.


Em comunicado, a Associação Portuguesa das Famílias Numerosas informa que, no ano passado, aderiram ao projeto 115 municípios e 61 são agora premiados. Os distritos com mais câmaras municipais galardoadas são Coimbra (10), Lisboa (9) e Santarém (7). Esta é a primeira vez que Arganil, Figueira da Foz, Leiria, Palmela e Santo Tirso são premiadas.

Paula Santos, responsável pelo Observatório, afirma que se nota «um grande esforço por parte dos municípios na criação de condições para captar e fixar as famílias, com medidas nalguns casos extraordinárias». O facto de em 115 apenas 61 serem premiadas leva Paula Santos a dizer que «o objetivo é que todas as autarquias adiram a este projeto, pois nota-se um efeito de contágio muito positivo em que as famílias são as grandes beneficiárias».

Veja aqui quais são:


Que políticas são avaliadas?
Há 12 áreas que são avaliadas desde o apoio à maternidade, paternidade e às famílias com necessidades especiais, serviços básicos, educação e formação, habitação e urbanismo, transportes, saúde, medidas de conciliação entre trabalho e família, entre outras. Alguns dos exemplos de políticas amigas das famílias são «pagamento de creches e jardins de infância, comparticipação de consultas de oftalmologia, apoio à aquisição de óculos, bancos de medicamentos e comparticipação de medicamentos, oferta de vacinação fora do PNV, cantinas sociais, hortas sociais, cantinas escolares abertas durante os períodos de pausas escolares, cheque bebé e transportes escolares gratuitos até ao 12.º ano».

Desde 2009, a primeira edição, o Observatório tem premiado sempre sete autarquias que se mantêm fiéis a políticas amigas das famílias. São elas: Angra do Heroísmo, Cantanhede, Torres Novas, Torres Vedras, Vila de Rei, Vila Real de Santo António e Vila Real.

As Bandeiras Verdes serão entregues em 29 de novembro, em Coimbra.
 
O Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis foi criado em 2008 pela Associação Portuguesa de Famílias Numerosas.
Texto: Cláudia Sebastião
Continuar a ler