Precisa de ajuda?
Faça aqui a sua pesquisa
Uma oração pela Paz que vai unir as crianças sírias a crianças de todo o mundo
27.05.2016
O próximo Dia Internacional da Criança será assinalado, na Síria, com um conjunto vasto de procissões pela paz em que estarão reunidas as várias igrejas cristãs deste país em guerra desde há cinco anos. Assim, no dia 1 de Junho, as Igrejas Católica e Ortodoxa da Síria vão estar unidas em oração e as crianças cristãs de muitas vilas e cidades vão juntar-se e para rezar pela paz, estando previstas para já iniciativas nas cidades de Damasco, Alepo, Homs, Tartus e Marmarita.


 
Esta iniciativa inédita, que tem o apoio de todos os patriarcas da Síria, pretende ser replicada também em todo o mundo, ultrapassando as fronteiras deste país, numa grande oração pela paz lembrando as crianças que são, seguramente, das principais vítimas da guerra. «As crianças do nosso país, Síria, são os pequenos irmãos e irmãs no sofrimento do Menino Jesus. Há mais de cinco anos que têm sido arrastados para uma guerra cruel, feridos, traumatizados ou mesmo mortos», escrevem os Patriarcas sírios numa carta conjunta que pretende dar a conhecer esta iniciativa.
 
O objetivo é mobilizar as crianças em todo o mundo, nas escolas, paróquias e movimentos, numa enorme oração em favor da paz e tendo presente o sofrimento dos filhos da Síria causado por estes anos de conflito armado. O bispo de Lakatia, D. Antoine Chbeir, declarou à Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) que espera que «este seja o início de uma oração que não termine mais, para que outras crianças em redor do mundo sigam também o exemplo das crianças da Síria».
 
Nesta jornada de oração pela paz na Síria, dia 1 de Junho, a Fundação AIS, convida as crianças de todas as escolas, paróquias e movimentos de Portugal a aderirem a esta campanha. «Convidamos todas as crianças Portuguesas, nas escolas, nas paróquias ou em família, a oferecerem um gesto concreto pela paz na Síria», afirma a organização em comunicado, no qual indicam algumas ideias que podem ser feitas pelos interessados em participar nesta iniciativa: «reze o terço, faça um cartaz com mensagens para os meninos da Síria ou desenhe a pomba com o ramo de oliveira e a bandeira de Portugal, faça uma corrida pela Paz. Pode tirar uma foto com os alunos a rezar ou escrevam a palavra “PAZ” juntando todas as crianças da turma. Pode gravar um vídeo com uma canção alusiva à paz ou qualquer outra atividade que possa sensibilizar as crianças para a importância deste tema», pode ler-se.
 
A Fundação AIS pede ainda que quem faça estas atividades as grave, para que a mensagem chegue até à Síria. «Pedimos que nos indique o nome da sua escola, grupo, paróquia, família e partilhe tudo através da nossa página em facebook.com/fundacaoais ou que envie um email para apoio@fundacao-ais.pt».
 
Texto: Ricardo Perna
Fotos: Fundação AIS
Continuar a ler