Precisa de ajuda?
Faça aqui a sua pesquisa
Abusos: Vaticano mostra «apreço pelos passos dados» em Portugal
19.05.2022
Os responsáveis da Congregação para os Bispos e da Congregação para a Doutrina da Fé mostraram «apreço pelos passos dados pela Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) e pela Comissão Independente» no que toca ao estudo sobre os casos de abusos sexuais na Igreja em Portugal que está a ser conduzido pela Comissão desde o início deste ano.

 
A informação foi veiculada pela CEP numa nota de imprensa enviada à Família Cristã no final de uma «reunião de trabalho» que teve lugar ontem, dia 18, em Roma, entre membros destas Congregações e o Conselho Permanente da CEP, que esteve presente na totalidade, com exceção de D. José Traquina e D. Manuel Linda. «Por parte da Conferência Episcopal Portuguesa participou a Presidência (D. José Ornelas Carvalho, SCJ, Bispo de Leiria-Fátima e Presidente; D. Virgílio Antunes, Bispo de Coimbra e Vice-Presidente; Pe. Manuel Barbosa, SCJ, Secretário) e três membros do Conselho Permanente da CEP (Card. D. Manuel Clemente, Patriarca de Lisboa; D. José Cordeiro, Arcebispo de Braga; D. Francisco Senra Coelho, Arcebispo de Évora). Por parte da Cúria Romana, estiveram presentes o Card. Marc Ouellet e o D. Ilson Montanari, respetivamente Prefeito e Secretário da Congregação para os Bispos; e o Card. Luis Ladaria, SJ, Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé», informou a CEP no mesmo comunicado.
 
A nota da viagem destes responsáveis a Roma tinha sido feita apenas no final do dia 17, tendo a CEP informado na altura que teria «lugar em Roma uma reunião conjunta de trabalho entre alguns membros do Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa e alguns Dicastérios da Santa Sé», sem adiantar mais informações.
 
Agora, a CEP explica que a «partilha de experiências entre todos foi enriquecedora» e que os vários intervenientes «reafirmaram a importância de estudar os casos de abuso sexual, acompanhar as vítimas e atuar preventivamente».
 
A Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais contra as Crianças na Igreja Católica Portuguesa iniciou o seu trabalho em janeiro deste ano e tem feito algumas declarações indicando que continua a haver algumas resistências da parte de alguns bispos portugueses, resistências que têm sido negadas por D. José Ornelas, presidente da CEP, que tem insistido na unanimidade de todos no propósito de combater a questão dos abusos. «O esforço por erradicar o abuso sexual de menores, não só da Igreja, mas também da sociedade, continuará a ser uma prioridade para a Conferência Episcopal Portuguesa», conclui o comunicado.

 
Texto e foto: Ricardo Perna
Continuar a ler