Precisa de ajuda?
Faça aqui a sua pesquisa
Ajudar a família a viver a Semana Santa
03.04.2020
A Semana Santa está aí e várias dioceses também tornaram acessíveis materiais para viver a Quaresma. O cardeal António Marto publicou uma nota pastoral para ajudar à «Celebração da Páscoa na família e nas paróquias em tempo de pandemia». O bispo de Leiria-Fátima tem propostas e sugestões para as famílias: acompanhar as celebrações pela internet ou televisão, e «parem todos e acompanhem fervorosamente com respostas, gestos e cânticos como se faz na igreja». Além disso, propõe que «a família se reúna para um momento penitencial» e «se for oportuno, peçam perdão uns aos outros pelas ofensas e omissões mútuas na vida familiar». Para a Semana Santa: «no domingo de ramos, preparar um ramo e enfeitar o crucifixo com verduras; na quinta-feira santa, fazer o jantar com a mesa bem enfeitada e a evocação da última ceia de Jesus com orações e leituras; na sexta-feira santa, fazer a via-sacra dos adolescentes ou outra, propostas pelo Serviço Diocesano de Catequese e um gesto de veneração da cruz (inclinação ou genuflexão); no sábado santo, a vigília pascal pode ser marcada pela leitura do relato da ressurreição, a renovação da profissão de fé batismal e o acendimento de uma lâmpada ou vela, dentro ou fora de casa; no domingo de Páscoa: enfeitar com flores a cruz existente na casa ou fazer uma e pô-la no jardim com uma faixa de tecido branco, acender uma vela, invocar a bênção do Senhor sobre a mesa pascal da família e fazer a saudação de paz do Senhor ressuscitado.»

A Semana Santa aproxima-se e há vários recursos para viver este tempo com a intensidade e profundidade que se desejam. A PAULUS Editora disponibiliza gratuitamente online o livro Tríduo Pascal em Família. O autor, Pe. Ricardo Figueiredo, diz, citado num comunicado da editora, que «o facto de vivermos uma situação de pandemia pode levar a que muitas pessoas estejam privadas de participar fisicamente das celebrações pascais nas paróquias e em outras igrejas». Para o sacerdote isso «não deve ser motivo de deixar de viver cada um dos dias do Tríduo Pascal como dia para acompanhar Jesus num dos momentos decisivos da sua vida na terra: a Última Ceia, a Paixão, a Morte, a Descida à mansão dos mortos e a gloriosa Ressurreição». O prefácio é assinado por D. Manuel Clemente, que recorda que «as presentes circunstâncias [...] abrem campo a outras formas de oração, que devemos incrementar. Assim acontece com a oração em família, verdadeira “Igreja doméstica”, especialmente quando se une para rezar». Pode aceder ao conteúdo aqui:


Também podem rezar a Via-Sacra em Família, proposta pelas Equipas de Casais de Nossa Senhora 158L e 172E. Além da via-sacra tradicional, tem também QRCode para aceder directamente a cânticos. Na introdução do livro, diz-se: «Cremos que pode ser uma oportunidade para as famílias viverem estes passos derradeiros de uma forma muito pessoal: mais do que um esquema pré elaborado, propomos que cada família construa a sua Via-Sacra, ou melhor, que se aproxime de Jesus e com Ele faça este caminho, de forma a experimentar e viver todo o amor com que Cristo ofereceu o sacrifício e obediência ao Pai. Pode aceder aqui. A mesma editora também tornou acessíveis a todos a revista Liturgia Diária de abril e o livro O espírito da Quaresma e da Páscoa, do Papa Francisco. Além disso, para os mais pequenos há a revista Liturgia Junior deste tempo litúrgico.

Via-Sacra em Família
Tríduo Pascal em família
Nota pastoral D. António Marto

Conheça outros recursos em https://familiacrista.paulus.pt/quaresma-de-quarentena-10-recursos-para-toda-a-familia
Continuar a ler