Precisa de ajuda?
Faça aqui a sua pesquisa
Aristides Sousa Mendes já está no Panteão Nacional
20.10.2021
A cerimónia de homenagem a Aristides de Sousa Mendes no Panteão Nacional decorreu esta terça-feira, dia 19 de outubro de 2021. O presidente da República disse que «Portugal, eternamento grato, o recorda e homenageia». Marcelo Rebelo de Sousa afirmou que «Aristides de Sousa Mendes mudou a história de Portugal e projetou Portugal no mundo. Mudou a história de Portugal nesse momento trágico chamado genocídio em plena Guerra Mundial, na perseguição de comunidades que haveria de acabar em Holocausto. Projetou Portugal no universo, em Jerusalém, na Europa, nas Américas, em África, nas Ásias, onde quer que haja descendentes daqueles que ajudou a salvar».



No elogio fúnebre, a historiadora Margarida Magalhães Ramalho lembrou que Aristides foi «um homem que durante décadas foi votado ao esquecimento», apesar de que «milhares de pessoas devem-lhe a vida e milhares de pessoas puderam existir graças a ele». 

Aristives Sousa Mendes foi cônsul de Bordéus e foi aí que assinou em junho de 1940 vistos que permitiram a milhares de judeus fugir do nazismo. Margarida de Magalhães Ramalho salientou que «se é preciso coragem para acatar rodens com que não concordamos, mais difícil é seguramente seguir a consciência e não as cumprir». O mesmo foi sublinhado por Eduardo Ferro Rodrigues, presidente da Assembleia da República: «São muito raras as pessoas que na hora decisiva, face a situações concretas, arriscam  comprometer a sua segurança e a sua liberdade, ou a da sua família, com o único propósito de ajudar os outros. Aristides de Sousa Mendes foi uma dessas pessoas.» Aristides Sousa Mendes foi demitido e morreu na pobreza, incapaz de sustentar os 14 filhos. Na página dedicada a ele no Yad Vashem, Memorial do Holocausto, em Israel, pode ler-se: «Se centenas de judeus estão a sofrer por causa de um cristão [Hitler], seguramente um cristão pode sofrer por tantos judeus.»

Nas cerimónias esitveram presentes membros do governo, deputados e descendentes diretos de Aristides Sousa Mendes. 

Saiba mais sobre Aristides Sousa Mendes neste artigo sobre os portugueses considerados Justos entre as Nações- https://familiacrista.paulus.pt/holocausto-4-portugueses-sao-justos-entre-as-nacoes. 
Texto: Cláudia Sebastião
Continuar a ler