Precisa de ajuda?
Faça aqui a sua pesquisa
Bispos contentes por ter Papa nas Procissão das Velas
08.11.2016
Os bispos portugueses ficaram muito satisfeitos pelas notícias de ontem, com o anúncio que o Papa Francisco fez a uma religiosa portuguesa, a Ir. Júlia Bacelar Gonçalves, de que iria estar em Fátima dia 12 de maio, na Procissão das Velas.


Uma notícia que, mesmo sem confirmação oficial, os bispos já esperavam. «Nós já estávamos muito esperançados nisso, porque o secretário de estado do Vaticano esteve aqui a 12 e 13 de outubro, teve ocasião de ver a procissão das velas, o clima, e tínhamos a certeza de que ele iria passar isso ao Papa», afirmou D. Manuel Clemente, presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), aos jornalistas presentes hoje no lançamento do livro «A Pastoral das grandes cidades», da PAULUS Editora. O prelado acrescentou que o Papa «deve estar cheio de interesse de participar na nossa vigília», e que terá sido essa a razão que o terá levado a considerar a hipótese de vir dia 12 para Portugal.

D. Manuel Clemente afirma-se contente por estar afastada a ideia «de ele vir diretamente para Monte Real, como fez Paulo VI». «Felizmente, não será assim, mas não temos ainda confirmação oficial», adiantou aos jornalistas. Sobre a possibilidade de Francisco viajar para Lisboa e de estar algum tempo na capital, o também Cardeal-Patriarca de Lisboa desejava poder dar «uma receção calorosa» ao Papa em Lisboa, mas não tem «nenhuma confirmação oficial sobre se ele irá ou não, ou se teremos tempo para preparar algo com ele». «Soubemos ontem pelos media que ele vinha dia 12, mas não temos mais nada», reafirmou.

Questionado sobre se já sabia quando haveria uma comunicação oficial do Vaticano, D. Manuel Clemente referiu, em tom de brincadeira, «se fosse hoje era melhor que amanhã».

Recorde-se que o Papa disse à Ir. Júlia «dia 12, à noite... vemo-nos lá», acrescentando esta possibilidade ao que já tinha dito no voo papal, quandoreferir que dia 13 estaria certamente em Fátima. Assim, resta saber se voa diretamente para Fátima, ou se virá por Lisboa, abrindo a possibildaid de também a capital do país poder receber o Santo Padre nesta sua visita por ocasião do Centenário das Aparições de Fátima.
 
Texto e fotos: Ricardo Perna
Som: António Miguel Fonseca
Continuar a ler