O movimento Stop Eutanásia lançou a campanha «Eutanásia? Não contem comigo» com rostos de profissionais de saúde, médicos, enfermeiros, entre outros, que rejeitam a eutanásia.
Graça Varão, do Stop Eutanásia, revela que o objetivo é «alertar, uma vez mais, a opinião pública e os decisores políticos para o grave e incompreensível passo que o nosso país pretende dar, legalizando a eutanásia». Graça Varão defende que «estamos a viver uma realidade nacional e transversal a toda a sociedade com impactos graves e muito graves em todas as dimensões – saúde, social, educação, economia, cultura, família – que veio agudizar de uma forma impensável os problemas que já vinham a ser sentidos no SNS». Nesta circunstância, «vemos os médicos, enfermeiros e demais profissionais de saúde, exaustos e esgotados, sem desistirem de salvar vidas, embora em condições já chamadas de “catástrofe”. Há que alertar a sociedade civil que, perante este drama imenso em que o país está mergulhado, está iminente uma lei da Eutanásia em Portugal, com agendamento da votação em plenário na AR já no final desta semana».
A campanha tem como protagonistas «os próprios médicos, enfermeiros e demais profissionais, que “dando a cara”, reafirmam de modo individual e pessoal “Não contem comigo”» para a eutanásia. Graça Varão revela que «neste momento já temos 24 médicos (2 psiquiatras), 9 enfermeiros, 2 psicólogas e 1 cuidador espiritual». Entre eles estão «Isabel Galriça Neto especialista em Medicina Paliativa, o cirurgião ortopédico Gonçalo Moraes Sarmento, a pediatra neonatalogista Maria João Lage, o cardiologista Pediátrico José Diogo Ferreira Martins, a enfermeira e diretora de lar de idosos Teresa Tovar, Manuel Mendes Silva, médico urologista e presidente do Conselho Nacional de Ética e Deontologia Médicas da Ordem dos Médicos, a psiquiatra Margarida Neto ou Rita Santos Silva, enfermeira de cuidados paliativos e espirituais, entre muitos».
O cartaz com rostos de muitos profissionais está a ser divulgado nas redes sociais e a ser enviado aos deputados da Assembleia da República, «alertando para as suas enormes responsabilidades perante o país e perante todos os profissionais de saúde que hoje entregam diariamente as suas vidas pelos portugueses».
Recentemente, o Stop Eutanásia lançou também um
vídeo «O Sentido da Vida», «onde através da arte da representação, da música, e da narrativa, um grupo de 50 voluntários protagonizou uma história de vida, mostrando como o sofrimento, a fragilidade, a dependência ou o envelhecimento podem ser motor de cuidados, acompanhamento, amor e de humanização da nossas famílias e da nossa sociedade». A votação final do projeto que prevê a despenalização da eutanásia está prevista para esta sexta-feira, dia 29. «Mais iniciativas virão com certeza. Não podemos parar!», garante Graça Varão.