Precisa de ajuda?
Faça aqui a sua pesquisa
Cardeal Tolentino Mendonça preside ao 13 de maio em Fátima
09.04.2021
O Cardeal José Tolentino Mendonça vai presidir à Peregrinação Aniversária de maio no Santuário de Fátima. A informação foi avançada em primeira mão à Família Cristã pelo também Cardeal António Marto, bispo de Leiria-Fátima, que, em declarações exclusivas à nossa revista, disse que «quem preside, e toda a gente vai ficar muito agradada, será o Cardeal Tolentino Mendonça».

 
D. António Marto disse que o Cardeal Tolentino trará «uma mensagem que falará ao coração de todos, crentes e não crentes, tema em que ele é muito perito», baseado no «tema que é Louvai o Senhor que levanta os fracos, os abatidos». «O tema é um tema sempre atual, nós não imaginávamos, o ano passado, que estaríamos com uma terceira vaga da pandemia. Por conseguinte, é uma peregrinação de confiança e esperança para nos ajudar a viver este momento, com esta confiança de o superar e o vencer, e saber integrar na nossa vida», sustentou.
 
A peregrinação aniversária de maio será o primeiro grande evento religioso com fiéis depois do confinamento, e calhará já na última fase do plano de desconfinamento do governo português, que permite a realização de «grandes eventos exteriores». Segundo D. António Marto, será «de certeza» um evento com fiéis, se se mantiver a evolução da situação pandémica e o plano de desconfinamento, «os números é que ainda não sabemos quais serão», sendo que a expetativa do prelado é que «poderá assemelhar-se à peregrinação do mês de outubro». «Estamos em diálogo com as autoridades de saúde, vamos ver como as coisas evoluem até lá, mas as perspetivas são mais ou menos essas», afirmou à Família Cristã.
 
O bispo de Leiria-Fátima afirma ainda que «as pessoas estão ansiosas por voltar a Fátima». «Há muita gente que, com o retrocesso da pandemia, virá a Fátima. Já tenho visto muito gente durante a semana, já encontrei quem me disse “estava ansioso por vir cá, sr. Bispo”», conta, acrescentando, no entanto, que «vai levar tempo até que as pessoas percam o medo».


Texto: Ricardo Perna
Fotos: Arlindo Homem/Agência Ecclesia e Ricardo Perna
  
 
 
Continuar a ler