Precisa de ajuda?
Faça aqui a sua pesquisa
Conhece o milagre que permitiu canonizar os pastorinhos?
21.04.2017
Já são conhecidos mais pormenores sobre o milagre que permitiu a canonização dos pastorinhos de Fátima. Apesar das indicações dadas na altura do anúncio da canonização pelo bispo de Leiria, de que não poderia dar informações sobre a cura, o jornal italiano Avvenire a a Rádio Vaticano adiantaram hoje mais pormenores sobre o caso.

 
Sem nunca revelar o local ou a identidade da criança, os relatos indicam que a criança de seis anos brincava com a sua irmã em casa do seu avô quando caiu pela janela de uma altura de sete metros para a calçada, na rua. Foi trazido para o hospital «sofrendo um grave traumatismo crânio-encefálico, com a perda de material encefálico», indica o artigo.
 
Levada para o hospital em coma e operada, os prognósticos foram terríveis, e os médicos indicaram aos pais que, na melhor das hipóteses, a criança, «caso sobrevivesse, viveria em estado vegetativo ou, no máximo, com graves deficiências cognitivas», escreve a Rádio Vaticano. «Milagrosamente, após três dias, a criança recebeu alta, não sendo constatado qualquer dano neurológico ou cognitivo», pode ler-se na revista Avvenire.
 
No momento do incidente, enquanto levantava a criança do chão, o pai invocou a intercessão de Nossa Senhora de Fátima e dos dois pequenos beatos, e, nessa mesma noite, os familiares e uma comunidade de irmãs de clausura rezaram com insistência, pedindo a intercessão dos pastorinhos de Fátima, e terá sido essa oração, juntamente com a admiração dos médicos sobre a recuperação rápida, que levou a família a reconhecer uma intervenção milagrosa e a indicar o caso à postulação.

A equipa médica que observou a criança não encontrou explicação científica para esta cura, e o caso foi entregue à comissão médica indicada pelo Vaticano que, no início do mês de fevereiro deste ano, confirmou tratar-se de uma cura milagrosa, passando o processo para a comissão teológica, e por último para o Papa Francisco, que deu a aprovação final do milagre a 23 de março último.
 
Pais e criança vão dar testemunho em Fátima
O Santuário informou também hoje que a criança e os pais estarão presentes na canonização em Fátima, e que irão dar o seu testemunho à comunicação social. «No dia 11 de maio, a criança miraculada e a família vão fazer uma declaração em Fátima sobre o milagre, estando disponíveis para falar com a Comunicação Social, assistindo, no dia 13, à canonização dos dois Pastorinhos», indica a sala de imprensa do Santuário.
 
Até lá, «a família não vai dar entrevistas nem fazer declarações, por pretender que o seu testemunho seja feito no Santuário de Fátima».
 
A identidade da criança, por ser menor, e pormenores exatos da cura «estão sob reserva».

A Rádio Renascença cita a Lusa e noticia que o arcebispo de Olinda e Recife se mostrou satisfeito por ter sido uma criança da arquidiocese brasileira a viabilizar o processo de canonização dos pastorinhos de Fátima. «Fiquei surpreso, fiquei contente e feliz que Recife tenha dado essa contribuição. Todos aqui ficaram muito satisfeitos e felizes que esse facto tenha sido levado em conta. Não conheço a criança, mas pretendo entrar em contacto para conhecê-la», afirmou Antônio Saburido.

Texto: Ricardo Perna
Fotos: D.R.
Continuar a ler