Precisa de ajuda?
Faça aqui a sua pesquisa
Consignação IRS: doar é fácil e não custa
05.05.2020


Desde 2001 que o Estado português permite que os contribuintes possam doar 0,5% do imposto que pagam a uma entidade à sua escolha. Mas ainda há muitas pessoas que ainda não sabem disso. A consignação do IRS não tem qualquer custo para os contribuintes. Trata-se de uma pequena parte do imposto que se não for doada a estas instituições, acaba nos cofres do Estado e não no seu bolso.
Para a Cáritas Portuguesa esse dinheiro é importante para ajudar quem precisa. Márcia Carvalho, responsável de comunicação, explica que se trata de «uma rede de 20 Cáritas diocesanas e cada uma tem a sua autonomia e os seus projetos locais». Este ano de 2020, a cáritas recebeu em fevereiro cerca de 73 mil euros relativos à consignação do irs do ano passado.o que se faz com o dinheiro? Márcia Carvalho revela que «o dinheiro é repartido e dividido de igual forma por todas as Cáritas diocesanas. Cada Cáritas diocesana aplica nos seus projetos», em defesa das pessoas mais vulneráveis. Márcia explica que a consignação do IRS faz diferença para as pessoas que apoiam. «Em 2019, respondemos a mais de 100 mil pessoas. Estas pessoas importam.»  O número de identificação fiscal da Cáritas Portuguesa é 500 291 756.

Rita Rego, Ponto de Apoio à Vida.
Também o Ponto de Apoio à Vida faz parte da lista das entidades beneficiárias. Rita Rego, responsável de fundraising e comunicação, explica que os cerca de 20 mil euros que receberam relativos ao ano passado serviram para ajudar a pagar «custos de manutenção da associação». O Apoio à Vida, como é mais conhecido, presta auxílio a mães em dificuldade. As despesas de manutenção a que se refere Rita são com «a sede, a casa de acolhimento [Casa de Santa Isabel que recebe mães e bebés] e a Escola de Talentos, além disso, a linha gratuita [800 20 80 90] é uma despesa que pesa no nosso orçamento». No total, por ano, são apoiadas 370 famílias socialmente, psicologicamente, através da inserção profissional e fortalecendo interiormente e a rede exterior. se quiser apoiar o apoio à vida o numero de identificaçao fiscal é 513549757.
 
Entrevista, texto, fotos e edição: Cláudia Sebastião