Precisa de ajuda?
Faça aqui a sua pesquisa
Coronavírus: Braga cancela eventos públicos da Semana Santa
11.03.2020
A Arquidiocese de Braga esteve reunida com a Comissão da Quaresma e Solenidades da Semana Santa de Braga e decidiram, «perante as recomendações nacionais dadas pela Ministra da Saúde», e decidiram «o melhor modo de celebrar a Semana Santa», conforme comunicado enviado à Família Cristã.


Neste sentido, «ficam canceladas as procissões e os concertos da Quaresma e Semana Santa. A realização das exposições fica ao critério dos organizadores», refere o comunicado.

Apesar disto, a organização e a arquidiocese pede que se mantenha o «ambiente decorativo nas ruas, assim como a abertura dos calvários».

No que diz respeito às celebrações litúrgicas, estas acontecerão «dentro da Catedral, com toda a dignidade e esplendor que as caracterizam», e avisa que se houver uma evolução no número de casos e «as condições exigirem cuidados especiais, não será permitida a participação de fiéis, a não ser os necessários para os serviços litúrgicos. Neste caso, as celebrações serão transmitidas via internet e rádio», informam.

Estas decisões abrangem «todo o território da arquidiocese de Braga» durante a Semana Santa e a Quaresma. Apesar de não quererem «cair em alarmismos», a arquidiocese afirma que «a ninguém é permitido subestimar a gravidade da situação». «A responsabilidade de vencer esta epidemia é de todos e de cada um», afirma o comunicado, que conclui com um pedido de oração «pelos doentes, pelos seus familiares, pelos médicos e por todos profissionais de saúde, invocando a protecção de Maria, Saúde dos Enfermos e Mãe de Misericórdia».
 
Texto: Ricardo Perna
Foto: Comissão da Semana Santa de Braga / WAPA Photo
Continuar a ler