Devido ao aparecimento de dois casos positivos de coronavírus na cidade de Portimão, que levou ao encerramento de escolas da área, a diocese do Algarve emitiu uma nota de imprensa onde indica que estão suspensas «as catequeses e as atividades dos agrupamentos do Corpo Nacional de Escutas (CNE) nas paróquias da cidade de Portimão (Matriz e Amparo, Pedra Mourinha) e em Alvor» e que «os dias da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (ERMC), que estavam previstos acontecer no Parque de Marim (Olhão) nos dias 24 (1º Ciclo) e dia 25 (2º e 3º ciclos) também foram cancelados».
As indicações poderão não ficar por aqui, já que, indica a nota, «há outras paróquias que estão a equacionar que medidas deverão tomar».
Ao contrário do que foi decidido na diocese do Porto, as missas continuam a decorrer dentro da normalidade, segundo foi confirmado à Família Cristã pelo gabinete de comunicação da diocese do Algarve, embora estejam a acompanhar a evolução da situação e não se ponha de parte essa possibilidade, «se a situação se justificar».
A intenção da diocese, refere a nota, é garantir que se evita a propagação do vírus, em consonância com as indicações das «autoridades de saúde». «Desta forma, a Igreja diocesana, que acompanha atentamente esta questão, estará sempre disponível para agir em consonância com o que for definido pelas Autoridades de Saúde, assumindo todas as decisões que sejam consideradas oportunas, no sentido de conter e combater a propagação da infeção causada por este vírus», pode ler-se na nota enviada à Família Cristã.
O número de casos em Portugal subiu para 41, segundo o último balanço enviado pela Direção Geral de Saúde. Há ainda 375 casos suspeitos, dos quais 83 aguardam resultados laboratoriais.
Face ao aumento de casos, o Governo aprovou um plano de contingência e ordenou a suspensão temporária de visitas em hospitais, lares e estabelecimentos prisionais na região Norte.
Texto: Ricardo Perna
Foto: CDC
Continuar a ler