Precisa de ajuda?
Faça aqui a sua pesquisa
Coronavírus: Península Ibérica consagrada em Fátima
23.03.2020
A Igreja espanhola vai unir-se à portuguesa na «consagração da Penínculs Ibérica e suas ilhas à Santíssima Virgem». Numa mensagem enviada «a todos os bispos e administradores membros da Conferência Episcopal Espanhola» a que a FAMÍLIA CRISTÃ teve acesso, D. Juan José Omella Omella, cardeal arcebispo de Barcelona, comunica que D. Manuel Clemente lhe propôs a união de oração na quarta-feira. «No dia 25 de março às 19h30 [hora em Espanha] transmitir-se-á a oração do Rosário a partir da Basílica de Fátima, rezando pelas vítimas do coronavírus, seus familiares, profissionais de saúde, etc. Presidirá a esse ato o bispo de Fátima, cardeal António dos Santos Marto», escreve, afirmando que no final será feita a consagração «da Península Ibérica e suas ilhas à Santíssima Virgem». Num comunicado entretanto divulgado na página de internet da Conferência Episcopal Espanhola esclarece-se que a consagração será, como tinham dito os bispos portugueses, «ao Sagrado Coração de Jesus e ao Imaculado Coração de Maria».

Foto de Arquivo

D. Juan Omella salienta: «Cremos que é uma bonita iniciativa e proponho-vos que nos unamos a este ato programado desde as nossas casas.» O arcebispo de Barcelona termina a mensagem, continuando a pedir «ao Senhor por todas as vítimas da pandemia, seus familiares e por todos os que generosamente estão a expôr as suas vidas para ajudar a vencer esta situação tão dolorosa». «Recordamos, de maneira especial, os nossos irmãos bispos que contraíram a doença: Mons. José María Gil Tamayo e Mons. Manuel Herrero Fernández», termina.

No sábado, a Conferência Episcopal Portuguesa convidou todas as dioceses a rezarem juntas a oração do rosário no próximo dia 25, Solenidade da Anunciação do Senhor, às 18h30.

Os bispos portugueses anunciaram em comunicado que a oração será pelas intenções «de todo o mundo e em particular de Portugal, nesta situação dramática que estamos a passar devido ao coronavírus Covid-19». Depois da oração, haverá «a renovação da consagração de Portugal ao Sagrado Coração de Jesus e ao Imaculado Coração de Maria». A presidir estará o Cardeal António Marto, Bispo de Leiria-Fátima e vice-presidente da Conferência Episcopal Portuguesa.

A oração do Rosário acontece, como habitualmente, às 18h30, e será transmitida pela Rádio Renascença e pela internet. Por causa do coronavírus tem decorrido na Basílica de Nossa Senhora do Rosário do Santuário de Fátima.
Os bispos pedem que «a partir das nossas casas procuremos estar em sintonia espiritual nesta oração do Rosário e consagração de Portugal».
 
Texto: Cláudia Sebastião
Continuar a ler