Precisa de ajuda?
Faça aqui a sua pesquisa
Corpo Nacional de Escutas recebe «Prémio do Cidadão Europeu 2020»
25.02.2021
O Corpo Nacional de Escutas (CNE)  foi distinguido com o «Prémio do Cidadão Europeu 2020» pelo projeto «Educação para a cidadania ativa, empoderamento dos jovens e desenvolvimento de competências». O prémio é atribuído pelo Parlamento Europeu com o objetivo de «recompensar atividades excecionais desempenhadas por cidadãos, grupos, associações ou organizações nos domínios da promoção de uma maior integração dos cidadãos europeus, cooperação, reforço do espírito europeu e no âmbito dos valores consagrados na Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia». Neste caso, foi atribuído aos escuteiros católicos referente a 2020, por proposta do eurodeputado português José Manuel Fernandes.

No ano passado, o CNE foi um dos laureados, o único português. Ivo Faria, chefe nacional dos escuteiros católicos, diz em comunicado que «estamos muito felizes com esta distinção, que premeia, acima de tudo, os nossos Agrupamentos (grupos locais) onde a verdadeira magia do crescimento das crianças e jovens acontece. É junto das comunidades locais que eles, protagonistas principais deste amanhã, ajudam a construir já hoje. Um justo reconhecimento aos milhares de voluntários adultos que, mesmo em tempos mais desafiantes como este que vivemos, conseguem manter-se motivados e continuam a perseverar para que o escutismo continue».

Em anos anteriores foram premiados António Pinto Monteiro «pela sua dedicação a causas sociais, em particular no seu trabalho com crianças com deficiência, vítimas de maus-tratos ou em situação de pobreza», a Fundação Francisco Manuel dos Santos «pelo seu papel na promoção de estudos e disseminação de informação sobre temas europeus», a jornalista Teresa de Sousa e a Plataforma de Apoio aos Refugiados.
Texto: Cláudia Sebastião
Continuar a ler