Precisa de ajuda?
Faça aqui a sua pesquisa
COVID: Quase 6 mil pessoas recebem ajuda da Cáritas
16.10.2020
Desde abril e até outubro deste ano, a Cáritas Portuguesa já apoiou quase seis mil pessoas em dificuldades provocadas pela COVID-19. Em comunicado, a organização diz que este número soma-se aos que já eram apoiados anteriormente. As famílias que pedem ajuda à Cáritas fazem-no sobretudo para «apoio financeiro de emergência e os vales alimentares». Além disso, também há «pagamento de despesas de rendas para habitação (61%), de despesas relacionadas com a saúde, como a aquisição de medicamentos e realização de exames médicos (17%) e ao pagamento de despesas relacionadas com a eletricidade (11%)».

A grande maioria dos pedidos de ajuda acontecem na sequência do desemprego (61%). Mas também por redução significativa dos rendimentos. É o que acontece com 13%.

 Na alimentação, além dos cabazes de alimentos são fornecidos vales que permitem a cada família comprar carne, peixe e vegetais. «Acreditamos que através do recurso a esta forma de apoio estamos a contribuir para que cada família mantenha alguma autonomia, bem como a proteger a dignidade de quem se vê confrontado com a necessidade de recorrer à ajuda das Instituições», afirma Eugénio Fonseca, presidente da Cáritas Portuguesa. Nesta situação, o responsável volta a pedir o apoio dos portugueses: «Vivemos tempos muito difíceis e a verdade é que tendo em conta os indicadores públicos, as dificuldades podem vir a ser muito maiores a partir do último trimestre deste ano, com agravamento no primeiro trimestre de 2021. Por este motivo é tão importante a ajuda e união de todos nós.»
Cartaz da campanha
O Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza assinala-se em 17 de Outubro. E a Cáritas Europa  apela «à emissão de uma diretiva da União Europeia juridicamente vinculativa sobre os regimes de rendimento mínimo adequados em todos os Estados-Membros».

Para participar no programa programa «Inverter a Curva da Pobreza em Portugal», pode usar o IBAN: PT50 0045 9020 4032 6607 7081 5 (Crédito Agrícola), Multibanco preenchendo todos os campos com 7 ou por MbWay: 910 66 11 33.


Até junho e desde o início de maio, a Cáritas Portuguesa tinha distribuído 20 Cáritas Diocesanas 130 mil euros .
Texto: Cláudia Sebastião
Continuar a ler