Já foram divulgados os resultados das eleições para os órgãos da Conferência Episcopal Portuguesa. D. José Ornelas, bispo de Setúbal, é o novo presidente do Conselho Permanente, sendo D. Virgílio Antunes, bispo de Coimbra, vice-presidente. São vogais D. Manuel Clemente, D. Manuel Linda, D. José Cordeiro, D. António Marto e D. Francisco Senra Coelho. Mantém-se como secretário o padre Manuel Barbosa.
Desde 2005, que a presidência da Conferência Episcopal Portuguesa se tem dividido entre Braga e Lisboa. D. Jorge Ortiga foi presidente entre 2005 e 2011. Seguiu-se D. José Policarpo até 2014, altura em que faleceu, sendo substituído interinamente e depois por eleição por D. Manuel Clemente.
Além dos membros do Conselho Permanente, foram eleitos também os presidentes das Comissões Episcopais. Ficando D. António Moiteiro com a Educação Cristã e Doutrina da Fé e D. José Traquina com Pastoral Social e Mobilidade Humana. D. Joaquim Mendes, bispo auxiliar de Lisboa, continua à frente da comissão Laicado e Família. D. António Augusto Azevedo preside a Vocações e Ministérios; D. João Lavrador à comissão Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais; D. Anacleto Oliveira à Liturgia e Espiritualidade e D. Armando Esteves a Missão e Nova Evangelização.
Também foram eleitos os delegados a vários organismos. O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, D. José Ornelas, é delegado do Pontifício Colégio Português e do Conselho das Conferências Episcopais da Europa. D. Nuno Brás da COMECE (Comissão dos Episcopados da Comunidade Europeia). D. Manuel Clemente continua como Magno Chanceler do Conselho Superior da Universidade Católica e D. António Couto é o delegado das relações dos bispos e vida consagrada.
Os bispos portugueses estão reunidos desde segunda-feira à tarde, em Fátima. Está prevista uma conferência de imprensa, esta quarta-feira, dia 17, com os novos presidente e vice-presidente da Conferência Episcopal Portuguesa.
Texto: Cláudia Sebastião
Fotografia: Ricardo Perna e Agência Ecclesia
Continuar a ler