Precisa de ajuda?
Faça aqui a sua pesquisa
D. Manuel Clemente: «Família é escola de comunhão»
08.05.2016
D. Manuel Clemente vê na família uma escola: de «comunhão e de «solidariedade».  O Cardeal-Patriarca sublinha: «a aprendizagem da vida de casal e da vida de família faz-se na própria família, onde os filhos veem os pais a amar-se, a cuidar dos mais velhos. É a aprendizagem de como viver uns para os outros.»

D. Manuel Clemente e Pe. José Carlos Nunes, Diretor Editorial PAULUS Editora

Durante a Festa da Vida e da Família da diocese de Lisboa, na Casa do Gaiato, foram apresentados dois livros do Papa Francisco sobre a família: a exortação apostólica Amoris Laetitia e A família gera o mundo que reúne as suas catequeses sobre a família. Na apresentação, D. Manuel Clemente, que participou no Sínodo da Família, afirmou que «a intenção do Papa foi reforçar a família para que seja escola de aprendizagem onde verdadeiramente se suba até Deus, participando da vida de Deus que é comunhão, a começar pela família. Este é que é o arco da nossa existência em família».


Já na homilia, D. Manuel Clemente concretizou que a família é essencial para «combater o individualismo». E deu um exemplo: «muitas vezes, vamos a uma casa ou a um restaurante, e vemos lá várias pessoas sentadas. Mas cada uma não está lá, mas está, pelos seus dispositivos, onde quer estar. Temos de combater o individualismo. A família é uma escola de solidariedade.»
Texto: Cláudia Sebastião
Fotografias: António Miguel Fonseca
Continuar a ler