Precisa de ajuda?
Faça aqui a sua pesquisa
Descobrir os Painéis de São Vicente
04.03.2022
Com certeza já viu alguma imagem dos Painéis de São Vicente, atribuídos a Nuno Gonçalves. Estão no Museu Nacional de Arte Antiga e são uma das maiores obras portuguesas do século xv e uma das mais conhecidas também. Atualmente estão a ser alvo de estudo, conservação e restauro. Quem visita o museu pode acompanhar os trabalhos no piso 3.



Em seis painéis estão representadas 58 personagens de várias origens sociais à volta de São Vicente. A discussão tem sido muita na comunidade científica para tentar perceber quem são.

Com produção da companhia de teatro Foco Lunar, pode agora ver uma adaptação do livro de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada Quem é esta gente nos Painéis de São Vicente? O espetáculo decorre no Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa. Com um cenário de seis metros de comprimento por dois de altura, o ator Tobias Monteiro assume o papel do pintor e contracena com outros 16 através de uma projeção vídeo. Está pensado para crianças dos 1.º e 2.º ciclos, e há espetáculos para escolas. Mas é uma boa sugestão para ver em família, numa forma diferente de olhar para a arte e a pintura, em concreto. Dinâmico e com forte componente tecnológica desperta a imaginação: Quem são aquelas pessoas? De onde vêm? Para onde estão a olhar? Algumas figuras foram mudadas de sítio. Porquê? Solte a imaginação e a curiosidade ao mesmo tempo que viaja até ao século xv e descobre a sociedade da época, o modo como se vestiam, etc. No final, numa parte mais interativa com o público, em especial os mais pequenos, pode descobrir onde foram encontrados os painéis e por quem, os nomes de cada um dos painéis e como chegaram à composição que agora conhecemos. Motivos de sobras para assistir a este espetáculo.
 
 
Ficha técnica
Produção: Foco Lunar
Encenação: Vasco Letria
Vídeos, edição e mapping: Daniel Rondulha
Música e sonoplastia: Inversus, Ricardo Fialho
Representação/palco: Tobias Monteiro
Datas: 6 e 13 de março, às 16h
Preço: 8 euros
Bilhetes: reservas@focolunar.com ou 916 762 706
Continuar a ler