O Santuário de Fátima vai doar uma réplica da imagem de Nossa Senhora do Rosário de Fátima à diocese de Alepo, na Síria. O desejo de receber uma visita da Imagem Peregrina é já antigo, mas a situação de guerra nunca permitiu que essa visita fosse uma realidade.
Em 2014, o Santuário de Fátima tinha mesmo informado que a Imagem Peregrina se iria deslocar ao país, mas as condições de segurança não permitiram tornar real essa intenção.
No Jubileu mariano da semana passada, o arcebispo maronita de Alepo, D. Joseph Tobji, voltou a abordar o reitor do Santuário de Fátima, Pe. Carlos Cabecinhas, com esse desejo de receber a Imagem de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, pelo que o Santuário resolveu doar uma imagem de Nossa Senhora do Rosário de Fátima à diocese de Alepo, que lá permanecerá.
A imagem foi benzida na celebração de hoje da Peregrinação aniversária de outubro por D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima. Não há informação de quando a imagem poderá chegar aos cristãos de Alepo, mas o Santuário informou que o envio será feito através das nunciaturas, as embaixadas da Santa Sé, que procurarão fazer chegar a imagem hoje benzida até à diocese de Alepo, uma das mais fustigadas pelo conflito que há anos tem destruído a Síria e o seu povo, obrigando a fuga de muitos do país, colocando em causa principalmente a comunidade cristã no país, que tem sido alvo de perseguições por parte do Daesh.
Texto e fotos: Ricardo Perna
Continuar a ler