Precisa de ajuda?
Faça aqui a sua pesquisa
Diocese de Angra já tem bispo: D. Armando Esteves Domingues
04.11.2022
D. Armando Esteves Domingues foi esta sexta-feira, dia 4 de novembro, nomeado bispo da diocese de Angra, Açores. Era até agora bispo auxiliar do Porto. 

O novo bispo de Andra, de 65 anos, enviou uma mensagem à diocese, disponível na página da internet. Aí, D. Armando Esteves Domingues diz terem-lhe ocorrido três palavras com a notícia da nomeação «saudação, agradecimento e esperança». Nesta mensagem saúda os Açores e açorianos. «Vai ser tempo para nos conheceremos e darmos a conhecer, porque não se caminha com quem não se conhece. Não levo, por isso, plano preconcebido, nem soluções mágicas, mas procurarei inserir-me no caminho que a diocese está a fazer. O Espírito Santo nos dirá os caminhos a seguir», afirma.

D. Armando Esteves Domingues nasceu em 1957, em Oleiros, diocese de Portalegre-Castelo Branco. Foi ordenado presbítero em 1982, na diocese de Viseu, onde foi pároco, professor de Educação Moral e Religiosa Católica, assistente regional do Corpo Nacional de Escutas, do Movimento de Educadores Católicos e do Movimento Equipas de Nossa Senhora.

Em 2018, foi nomeado bispo auxiliar do Porto, e atualmente preside à Comissão Missão e Nova Evangelização, na Conferência Episcopal Portuguesa.

Desde setembro de 2021 que a diocese de Angra está sem bispo. Na altura, D. João Lavrador saiu por ter sido nomeado bispo da diocese de Viana do Castelo.
Texto: Cláudia Sebastião
Foto: Diocese do Porto
Continuar a ler