Precisa de ajuda?
Faça aqui a sua pesquisa
Diocese de Leiria-Fátima lança apoio a grávidas
24.03.2017
Leiria vai ter um Serviço de Apoio à Maternidade em Dificuldade (SAMD). Este serviço da Cáritas Diocesana de Leiria-Fátima foi apresentado hoje. O objetivo é evitar abortos por razões económicas.


O Pe. Jorge Guarda, Diretor do Departamento da Pastoral Social da Diocese, explica que o SAMD «nasceu a partir de um estudo da Dr.ª Élia Santiago, médica obstetra do Hospital de Santo Andé, em Leiria, no ano de 2012, relativo aos anos de 2010 e 2011». O inquérito telefónico a mulheres que realizaram abortos no hospital (372 em 2010 e 406 em 2011) concluiu que «algumas mulheres grávidas decidiram abortar por necessidade e não por opção: não tinham condições de ter aquele filho», «optavam pela IVG [Interrupção Voluntária da Gravidez] por razões decorrentes da sua situação familiar e de graves carências de ordem socioeconómica e laboral».

Famílias serão acompanhadas até aos três anos do bebé
Mariana Vaz Luís é a responsável pelo Serviço de Apoio à Maternidade em Dificuldade. A coordenadora explica que pretende ser «um auxílio efectivo à vida proporcionando meios e estratégias para o seguimento da gravidez». Na prática, folhetos e cartazes do SAMD serão distribuídos em centros de saúde e hospital. As mulheres podem também dirigir-se directamente ao serviço por mail ou telefone. O acompanhamento e apoio dado é visto caso a caso consoante as necessidades. «Acompanharemos até aos três anos da criança no máximo, as mulheres durante a gravidez, apoio na procura de emprego para a mãe, busca de creche para a criança», explica Mariana Vaz Luís. Estão previstas visitas domiciliárias e articulação com serviços da própria Cáritas e de outras instituições da região, como autarquias, Misericórdia e IPSS. O projeto será financiado com recurso ao mecenato, à renúncia quaresmal do ano passado e de um fundo específico criado para isso.

Mariana Vaz Luís é a coordenadora do projeto.

Bispo lançou a iniciativa
D. António Marto mostrou-se muito feliz com o lançamento da iniciativa que nasceu no Ano da Misericórdia. «Se queremos ser eficazes naquilo que fazemos temos de trabalhar em rede. Hoje é a sociedade civil que é desafiada a comprometer-se», afirmou.
Na apresentação do SAMD estiveram representantes das Câmaras Municipais de Leiria e Batalha, tendo manifestado apoio material e institucional ao projeto. Cíntia Silva, da Batalha, disse mesmo que «hoje em dia é difícil imaginarmos que muitas mulheres se veem forçadas a fazer uma IVG por razões económicas, mas os serviços em parceria conseguem ultrapassar os problemas».
Presente esteve também Liliana Verde, da ADAV, Associação de Defesa e Apoio da Vida, que desafiou este novo serviço a não apenas «reproduzir o que a ADAV já faz», mas a um trabalho conjunto. Na resposta, D. António Marto pediu: «Não olhemos uns para os outros como concorrentes, mas como irmãos que trabalham na mesma vinha, para darmos as mãos.»

SAMD confiado aos pastorinhos
Recordando a promulgação do milagre necessário para a canonização de Jacinta e Francisco, o bispo de Leiria-Fátima revelou: «Não posso falar de pormenores, mas trata-se de uma criança de oito anos. A cura foi reconhecida por unanimidade sem explicação científica.» D. António Marto sublinhou que «é interessante como duas crianças que vão ser santas cuidam de uma criança». Por isso, confiou o Serviço de Apoio à Maternidade em Dificuldade aos Pastorinhos e a Nossa Senhora de Fátima.

O SAMD é gratuito e funciona das 9h30 às 12h30 e das 14h30 às 17h30. Quem quiser pode contactá-lo através do telefone 968 804 845 ou o endereço eletrónico samd.caritas.leiria@outlook.com.
 
 
Reportagem e fotografias: Cláudia Sebastião
Continuar a ler