Precisa de ajuda?
Faça aqui a sua pesquisa
É oficial: a JMJ já tem data marcada
04.10.2021
A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) vai decorrer de 1 a 6 de agosto de 2023 em Lisboa. A data oficial do evento foi anunciada hoje, através de um vídeo divulgado nas redes sociais, pelo Comité Organizador Local do evento.

 


O anúncio da data era esperado com alguma expectativa, uma vez que quaisquer planos de viagem e programa pastoral precisariam de um horizonte temporal, que agora fica estabelecido. D. Manuel Clemente, Cardeal-Patriarca de Lisboa, refere que «é com muita alegria» que revelam a data no dia de S. Francisco de Assis. «Há muito que os jovens de todo o mundo desejavam conhecer a data da JMJ Lisboa 2023 para preparar com maior detalhe a vinda a Lisboa. Esperamos que os 22 meses que nos conduzirão à JMJ sejam um tempo de evangelização para todos», afirma o Cardeal-Patriarca de Lisboa, em comunicado enviado às redações.
 
No mesmo comunicado, a organização local da JMJ refere que a preparação segue a bom ritmo, e que já «400 voluntários, a maioria dos quais portugueses», já estão ao serviço deste evento, assim como já foram criados Comités Organizadores Diocesanos, «encarregados de dinamizar no seu território o caminho de preparação até à JMJ».
 
Após a receção dos símbolos da JMJ em Portugal, que marcaram o arranque da preparação para o evento, estes já estiveram em Angola e encontram-se agora em Espanha, a fazer um périplo pelas dioceses espanholas, como forma de motivar também os jovens do nosso país vizinho à participação neste evento.

MAGIS junta jovens ligados aos jesuítas durante dez dias antes da JMJ
Com o anúncio da data da JMJ, também os jesuítas anunciaram a data oficial do seu encontro mundial de jovens, que acontece sempre antes da JMJ. «A O MAGIS 2023 vai começar no dia 22 de julho e trazer a Lisboa milhares de jovens ligados à Companhia de Jesus de todo o mundo. O encontro da comunidade inaciana culminará num dia muito emblemático para todos os jovens ligados aos jesuítas: o Dia de Santo Inácio, a 31 de julho. Depois destas duas semanas em que integrarão experiências que ajudarão na sua reflexão, partilha e celebração, espalhadas pelo país, os jovens ligados à Companhia, com idades entre os 18 e os 30 anos, juntar-se-ão aos restantes participantes na JMJ para mais seis dias de jornada», revela a organização local, que será chefiada pelo Pe. Samuel Beirão.

Nota: Notícia atualizada às 12h45 de dia 4/10 com a data da realização da MAGIS.




​Texto: Ricardo Perna
Continuar a ler