Precisa de ajuda?
Faça aqui a sua pesquisa
Estreia filme «Fátima»
06.10.2021
Esta quinta-feira, dia 7 de outubro, estreia o filme Fátima, depois de ter sido adiada por causa da pandemia. A Virgem Maria apareceu a três pastorinhos. Porquê? Lúcia dá-nos uma resposta simples e sem grandes explicações quando questionada, no “presente”, por um professor, não-crente, que investiga os acontecimentos da Cova da Iria: «Porque era necessário!»
 
Esta aceitação simples das crianças é uma das características transmitidas no filme de Marco Pontecorvo. Recorrendo à alternância entre o presente e o passado, contado pela Irmã Lúcia (Sónia Braga no presente e Stephanie Gil no passado), o realizador consegue que o espectador se centre nas três crianças (através de Lúcia). A angústia pela pressão exercida sobre as crianças existe e, a dado momento, mesmo conhecendo a história e mesmo sendo crente, não é estranho que a pergunta “mas porquê crianças tão pequenas?” surja, da mesma maneira que a sensação de “é demasiado” apareça para ser aliviada pela naturalidade com que as crianças a viveram. «Lamento muito que não a consiga ver.» Esta frase encerra a aceitação destas crianças.

Este não é um filme sobre Fátima contado por alguém sobre o que ali se passou, este é um filme contado de dentro para fora, dos olhos da Irmã Lúcia, da criança, para os nossos, sem esquecer a História.

Os factos são o que são e não se espere encontrar nada diferente disso, embora esta versão tenha vários pontos positivos, como um estudo competente e respeitador do que era o país àquela época, uma fotografia e uma realização que ajudam a contar a história quase tanto como os personagens e um elenco de estrelas (estrangeiras e portuguesas) que nos deixa orgulhosos e nos vai fazendo esquecer a estranheza de ver esta história contada em Inglês. 
 
 
Ficha técnica
Título: Fátima
Duração: 113 minutos
Elenco: Harvey Keitel (professor Nichols), Goran Visnjic (Artur), Sónia Braga (Irmã Lúcia), Stephanie Gil (Lúcia em criança), Alejandra Howard (Jacinta), Jorge Lamelas (Francisco), Joaquim de Almeida (Padre Ferreira), Lúcia Moniz (Maria Rosa, mãe de Lúcia), Marco d’Almeida (António, pai de Lúcia), entre outros.
Realizador: Marco Pontecorvo
 
Texto: Rita Bruno
Continuar a ler