Precisa de ajuda?
Faça aqui a sua pesquisa
Eutanásia: Cardeal-Patriarca de Lisboa diz que «a causa continua»
20.02.2020
O Cardeal-Patriarca de Lisboa e presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), D. Manuel Clemente, declarou hoje aos jornalistas, no momento em que se votavam os projetos de lei sobre a eutanásia, que, perante a provável aprovação dos projetos, que se veio a verificar, que a «esta é uma luta, uma insistência, que é uma convicção que permanece». «Independentemente do que possa acontecer legislativamente, a causa continua», confirmou o prelado.


D. Manuel Clemente esteve no hospital D. Estefânia, em Lisboa, para presidir uma eucaristia evocativa dos 100 anos de Jacinta Marto, a pastorinha de Fátima, cujo 100º aniversário da morte se celebrava hoje.

No final, e perante os jornalistas, D. Manuel Clemente afirmou que o referendo é um «instrumento» e que o importante é contemplar a vida «em todo o seu arco existencial, desde a conceção até à morte natural». «Não basta dizer que a vida tem de ser contemplada no seu todo, porque se começamos a fazer exceções a pedido, a vida não se aguenta na sua natureza», afirmou.

O presidente da CEP defendeu ainda que esta é «uma frente humana essencial, não deixar ninguém sozinho em nenhuma fase da sua vida, sobretudo quando mais precisa de nós», e acrescentou que «dizem-nos os clínicos, famílias e voluntários, que em geral as pessoas não querem partir porque se sentem acompanhadas».

Na Assembleia da República, todos os projetos de lei que propunham a despenalização da eutanásia foram aprovados. O projeto do PS foi o que teve mais votos: 127 a favor, 86 contra e 10 abstenções. O projeto do Boco de Esquerda também passou com 124 a favor, 85 votos contra e 14 abstenções. Quanto ao projeto do PAN, foi aprovado com 121 votos a favor, 86 contra e 16 abstenções. Já o projeto do PEV foi aprovado com 114 votos a favor, 86 contra e 23 abstenções e o da Iniciativa Liberal teve 114 votos a favor, 85 contra e 24 abstenções.
 
Texto e foto: Ricardo Perna
Continuar a ler