Precisa de ajuda?
Faça aqui a sua pesquisa
Faleceu D. Daniel Henriques, bispo auxiliar de Lisboa
04.11.2022
Faleceu esta noite D. Daniel Henriques, bispo auxiliar do Patriarcado de Lisboa. O cardeal-patriarca escreveu aos diocesanos, comunicando a morte. «Partiu em paz, como em paz viveu toda a sua doença e sobretudo estas últimas semanas de hospitalização. Sempre a lembrar-se daqueles que generosamente servia e a oferecer-se por eles. Especialmente pela Diocese e pela Jornada Mundial da Juventude que preparamos, dando à sua partida um sentido salvador para todos, unido à Páscoa de Cristo. À sua família deixo a gratidão pelo grande Bispo que nos ofereceu. À Diocese e aos seus muitos amigos, a certeza de que continua connosco em Deus.»

D. Daniel Henriques lutava contra um cancro e estava internado em cuidados paliativos.

Foto: Patriarcado de Lisboa

O Patriarcado informa que a partir das 18h00 desta sexta-feira, o corpo do bispo auxiliar estará na Sé de Lisboa. «Às 21h30 celebraremos o Ofício de Leituras e, a pedido expresso do Senhor D. Daniel, rezaremos o terço meditando nos mistérios gloriosos. Amanhã às 11h00 será celebrada Missa exequial. O féretro seguirá para Santo Isidoro e ficará na Igreja Paroquial até às 16h00 seguindo depois para o cemitério local.»

D. Daniel nasceu em 1966, em Santo Isodoro, Mafra, tendo entrado no Seminário Patriarcal de São Paulo, em Almada, em 1982, e no Seminário de Cristo Rei dos Olivais, em Lisboa, em 1986. Foi ordenado sacerdote em 1 de julho de 1990. Foi pároco de Ramada, Famões, Algés, Cruz Quebrada-Dafundo, São Pedro e São Tiago, Santa Maria e São Miguel, Torres Vedras e vigário da vigararia de Loures, da Região Pastoral do Termo Ocidental, Torres Vedras. Foi nomeado bispo em 2018, tendo sido ordenado bispo auxiliar de Lisboa em novembro desse ano.
Texto: Cláudia Sebastião
Foto: Patriarcado de Lisboa
Continuar a ler