Precisa de ajuda?
Faça aqui a sua pesquisa
Faleceu D. Ilídio Leandro, bispo emérito de Viseu
21.02.2020
A diocese de Viseu acaba de anunciar que D. Ilídio Leandro, bispo emérito desta diocese, faleceu hoje no hospital de São Teotónio, em Viseu. «Com profundo pesar, a Diocese de Viseu comunica o falecimento do seu Bispo Emérito, D. Ilídio Pinto Leandro. Partiu para a casa do Pai às 11h30 deste 21 de fevereiro de 2020, no Hospital de São Teotónio (Viseu), onde estava internado após agravamento da sua saúde», comunica a diocese através da sua página oficial de Facebook.


O bispo D. António Luciano Costa assina a nota que assinala a morte de D. Ilídio Leandro e dá «graças a Deus pelo dom da sua vida e ministério». «Que o Senhor Ressuscitado, aquele que venceu a morte, o receba no seu Reino glorioso», escreve.

Não há ainda informações sobre as cerimónais fúnebres.

D. Ilídio tinha 69 anos e era sacerdote há 46 anos. Licenciou-se em Teologia Moral pela Academai Alfonsiana, em Roma, em 1992, e foi professor dessa mesma matéria no Seminário Maior de Viseu e no Curso de Ciências Religiosas.

Foi presidente do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil entre 1999 e 2000 e foi ordenado bispo de Viseu a 10 de junho de 2006. O seu lema era «Convosco, por Cristo, para Todos». Pediu a renúncia, por motivos de saúde, tendo sido aceite a 3 de maio de 2018. Permaneceu como Administrador Apostólico até 21 de julho de 2018, data em que passou a ser bispo emérito.

 
Texto e foto: Ricardo Perna
Continuar a ler