
A Família Paulista em Portugal juntou-se para celebrar a solenidade do seu fundador, o Beato Tiago Alberione, no dia 26 de novembro de 2021. A culminar um tríduo de oração, na Eucaristia, o Pe. Fávio Marin afirmou que «somos convidados a partilhar este apostolado de vida nesta família. Hoje reaviva-se o envio que recebemos de testemunhar o Evangelho nas nossas vidas». O superior regional da região Portugal-Angola da Sociedade São Paulo, paulistas, reconheceu que «às vezes, sentimo-nos muito fracos, com a pandemia. Mas não é tempo de ter medo».
Na homilia, o Pe. Tiago Melo lembrou que o Pe. Tiago Alberione «dedicou cada fibra do seu frágil corpo ao anúncio da Palavra» e pede que se lembre «Alberione não apenas como um senhor velhinho, frágil, mas um apaixonado pelo Evangelho, um empreendedor caridoso do Evangelho». O sacerdote paulista afirmou que «cada um de nós é comunicação do Pai. Alberione quis incutir isso nos seus filhos e filhas - ser apóstolos». Salientando a «visão cristológica do fundador - Jesus Caminho, Verdade e Vida», o Pe. Tiago Melo defendeu que «o convite é pensar Jesus como comunicação de Deus e nós somos comunicadores deste Jesus que é Caminho, Verdade e Vida».
Integrada nas comemorações do 50.º aniversário da morte do beato Tiago Alberione esteve também uma conferência intitulada «A Sagrada Escritura em nossas vidas - O Evangelho de Lucas». Nela o Pe. David Palatino explicou que São Lucas «pretende construir um leitor, um leitor intérprete da história da história, aprende a ler a história da quel o leitor faz parte e a reler um mesmo acontecimento». Para este evangelista, «a missão era anunciar», e São Lucas fazia «como eu digo cardiognose, o conhecimento do coração. Se tivesse uma especialidade [médica], seria cardiologista. Conhece como ninguém o coração de Deus». Diz o sacerdote do Patriarcado de Lisboa que «o evangelista dos detalhes» aponta para hoje «a Boa Nova é que a mensagem de Jesus não está circunscrita a um povo ou a um tempo. Somos herdeiros diretos desta riqueza que São Lucas nos quis transmitir».
No Evangelho de São Lucas, «o lugar preferencial da relação é na casa: 60% acontece em casa, à mesa. Quando se fala em casa fala-se em Última ceia, Jesus como em casa dos pecadores, casa de Marta e Maria... Casa, comunidade reunida, é o lugar por excelência para o conhecimento de Jesus». E hoje? «Cabe-nos a nós deixarmo-nos edificar e construir por este texto. O Evangelho continua a ser redigido no hoje», afirma o Pe. David Palatino.
Em Roma, as comemorações encerraram com a inauguração do Museu dedicado ao Beato Tiago Alberione, onde podem ser vistos objetos pessoais e documentos escritos pela sua própria mão.
Texto e fotos: Cláudia Sebastião
Continuar a ler