Precisa de ajuda?
Faça aqui a sua pesquisa
Fátima: ASAE lança Operação centenário
13.03.2017
A visita do Papa Francisco a Fátima já está a fazer mexer muitas organizações e pessoas. Nem a ASAE (Autoridade de Segurança Alimentar e Económica) passa ao lado desse acontecimento e começou no final do ano passado a Operação Centenário. A visita do Papa levará muitos peregrinos ao Santuário de Fátima e já há quem se aproveite disso inflacionando preços e prestando serviços sem algumas condições.

Freeimages/Robert Owen-Wahl
A primeira fase de fiscalização da ASAE terminou no final de fevereiro e foram fiscalizados 200 operadores económicos. Seis viram a sua atividade suspensa «por falta de requisitos das cozinhas, copas e zonas de fabrico dos estabelecimentos de restauração e bebidas». Além disso, foram instaurados 44 processos de contraordenação. As principais infrações detetadas foram «o incumprimento dos requisitos gerais e específicos de higiene, a falta de implementação do sistema HACCP, a falta de inspeção periódica à instalação de gás, a falta de mera comunicação prévia, a oferta de serviços de alojamento turístico sem título válido, entre outras», afirma o comunicado enviado às redações pela ASAE.

A ASAE revela que pretende verificar o «cumprimento dos requisitos obrigatórios dos estabelecimentos de restauração e bebidas, empreendimentos turísticos e alojamento local, localizados na cidade de Fátima e arredores, bem como nas proximidades dos caminhos percorridos pelos peregrinos». A fiscalização continuará.
Texto: Cláudia Sebastião
Foto: Freeimages/Robert Owen-Wahl

 
Continuar a ler