Precisa de ajuda?
Faça aqui a sua pesquisa
Fernando Santos: «Quero agradecer a Deus Pai»
11.07.2016
Portugal é campeão europeu de futebol. As primeiras palavras de Fernando Santos foram para agradecer a Deus.

Foto: Lusa
O selecionador português leu uma carta que tinha escrito há quatro semanas no seu quarto, depois do empate com a Áustria. De acordo com a Rádio Renascença, este foi o discurso que leu perante centenas de jornalistas do mundo inteiro:
 
«Em primeiro lugar e acima de tudo, quero agradecer a Deus Pai por este momento e tudo aquilo da minha vida. Deixar uma palavra especial ao presidente, Dr. Fernando Gomes, pela confiança que sempre depositou em mim. Não esqueço que comecei com um castigo de oito jogos pendentes.

A toda a direção e a todos os que viveram comigo estes meses. Aos jogadores, dizer mais uma vez que tenho um enorme orgulho em ter sido o seu treinador. A estes e aqueles que aqui não puderam estar presentes. Também é deles esta vitória. O meu desejo pessoal é ir para casa. Poder dar um beijo do tamanho do mundo à minha mãe, à minha mulher, aos meus filhos, ao meu neto, ao meu genro e à minha nora e ao meu pai, que junto de Deus está certamente a celebrar.

A todos os amigos, muitos deles meus irmãos, um abraço muito apertado pelo apoio mas principalmente pela amizade. Por último, mas em primeiro, ir falar com o meu maior amigo e sua mãe. Dedicar-Lhe esta conquista e agradecer-Lhe por ter sido convocado e por me conceder o dom da sabedoria, perseverança e humildade para guiar esta equipa e Ele a ter iluminado e guiado. Espero e desejo que seja para glória do Seu nome.»

 
Em novembro de 2015, Fernando Santos participou num ciclo de conversas sobre Deus, organizado pela Pastoral da Cultura. Na altura, disse: «sempre falei com Deus ao longo da minha vida». O selecionador nacional afirmou ainda que «ser católico é uma exigência muito forte».

Viveu numa família católica, mas sem uma fé que movesse montanhas. Acabou por se afastar da Igreja por causa de um desentendimento na catequese. Foi com a preparação para o Crisma da filha que as inquietações de fé voltaram. De acordo com o testemunho que deu na altura, na Capela do Rato, em Lisboa, acabou por fazer o Cursilho de Cristandade no que diz ter sido um «momento determinante» da sua vida, depois de ter sido despedido. O que viveu no encontro marcou-o para sempre: «Percebi que Cristo está vivo em cada um de nós.»

Jogadores no avião a caminho de Lisboa. Foto: FPF

A seleção nacional chega a Lisboa pelas 12h15, desta segunda-feira. Segue-se a receção no Palácio de Belém, onde o Presidente da República vai condecorar os 23 jogadores com o grau de comendador da Ordem do Mérito.
Depois das cerimónias no Palácio de Belém, a comitiva portuguesa percorre as ruas de Lisboa até à Alameda Dom Afonso Henriques para festejar com os adeptos.
Texto: Cláudia Sebastião
Fotos: Ian Langsdon/Lusa e Federação Portuguesa de Futebol
Continuar a ler