Precisa de ajuda?
Faça aqui a sua pesquisa
Festa lusófona na Jornada Mundial da Juventude
25.01.2019
A Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes, na Cidade do Panamá, acolheu hoje uma manhã de festa lusófona com os participantes portugueses na Jornada Mundial da Juventude (JMJ), a que se uniram peregrinos do Brasil e dos PALOP.

 
O encontro começou ao som de uma versão do mais recente êxito do cantor Toy, adaptada pela Pastoral Juvenil do Algarve, colocando a assembleia a cantar “toda a J-M-J”. A celebração foi presidida por D. Manuel Clemente, cardeal-patriarca de Lisboa, que afirmou à Agência ECCLESIA que esta é uma oportunidade «justa, bonita» para sublinhar a «experiência muito forte de Igreja» vivida pelos jovens.
 
O objetivo é também oferecer aos mais novos a consciência de um «Portugal missionário». «Esta é uma missão de poucos dias, agora continua lá».
 
Na sua intervenção, o cardeal-patriarca o qual evocou a festa da Conversão de São Paulo para sublinhar a importância deste conceito fundamental na vida cristã. «A conversão é sermos apanhados pela vida e pela presença de Cristo», observou, considerando que as JMJ valem «se houver conversão», efetivamente. «Que a nossa vida seja o que Deus quer e que a vida do mundo seja o que toda a gente anseia», acrescentou.
 
O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa recordou a «radicalização» que Jesus Cristo representava e anunciava, no seu tempo, que continua com a vida da Igreja, na atualidade. «O Evangelho é a vida de Cristo, continuada na nossa vida», precisou.

 
O Pe. Filipe Diniz, diretor do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ), disse à Agência ECCLESIA que a JMJ é um «ponto de encontro» para os participantes. «A Jornada é um ponto culminante para aprofundar a fé e para revitalizar, se assim podemos dizer, a fé neste contexto que uma jornada permite», sustentou.
 
Em relação ao encontro dos portugueses, o responsável destaca a importância de reunir todos os participantes dos vários secretariados diocesanos e movimentos, para «partilhar» a experiência no Panamá.
 
Texto: Ricardo Perna (com Agência Ecclesia)
Fotos: Agência Ecclesia
Continuar a ler