Precisa de ajuda?
Faça aqui a sua pesquisa
Fotógrafos unem-se para apoiar os bombeiros
14.07.2017
O fotógrafo da Lusa António Cotrim reuniu mais de 200 fotógrafos profissionais para uma iniciativa solidária de apoio aos bombeiros de Castanheira de Pera, uma das corporações mais fustigadas pelos incêndios do mês passado, e que inclusive perdeu um dos seus bombeiros no combate às chamas.


«Uma Imagem Solidária» é o nome da exposição que reúne, nos dias 19 e 20 de julho, todas as imagens cedidas pelos fotógrafos no Museu da Fundação Portuguesa das Comunicações, em Lisboa. O objetivo da exposição é que os visitantes possam levar para casa uma das fotos da exposição, a troco de um donativo de, no mínimo, 20€. Todas as receitas resultantes dos donativos serão entregues aos bombeiros de Castanheira de Pera.
 
«Será um evento aberto ao público, que por um valor mínimo de 20 euros poderá levar para casa uma fotografia», explicou à Lusa o fotojornalista António Cotrim, mentor da iniciativa. «[A iniciativa serve para] demonstrar que os fotojornalistas não são sanguessugas e abutres à volta das desgraças. Temos sentimentos, preocupamo-nos com a sociedade e queremos dizer que estamos cá», referiu António Cotrim.

Apesar do objetivo inicial ser juntar registos de fotojornalistas, a onda de solidariedade que surgiu fez com que a organização permitisse a participação de outros fotógrafos profissionais. A Colorfoto associou-se à iniciativa com apoio na impressão das fotos, a Evento Gourmet vai garantir o catering durante a exposição e a Fundação Portuguesa das Comunicações cedeu o espaço.
 
O fotógrafo da Lusa disse, em declarações à Renascença, que nunca tinha visto nada como aquele incêndio. «Ao serviço da Lusa somos enviados para todos os cantos do mundo. Já vi coisas muito más, mas como aquilo, nunca vi», refere, acrescentando que «andamos [os fotojornalistas] no terreno, compreendemos o que eles sentem, porque nós também sentimos. É uma forma de dizer “contem connosco”».
 
As fotos estarão penduradas, como numa floresta, e as pessoas, com donativos a partir dos 20€, levarão a foto que escolherem. Pode encontrar abaixo a localização da Fundação das Comunicações.

 

Texto: Ricardo Perna
Continuar a ler