Precisa de ajuda?
Faça aqui a sua pesquisa
Há cada vez mais hortelões nas cidades
18.03.2021
Nos últimos anos, muitos hectares de terrenos abandonados nas cidades têm sido transformados em hortas. Em 2017, eram 69 hectares por todo o país. Hoje são seguramente muitos mais. Fomos conhecer a experiência de dois hortelões em duas cidades diferentes. Garantem que a experiência é muito enriquecedora e o sabor dos alimentos incomparavelmente melhor.
 
Rúben Sousa e a filha tratam juntos da horta em Leiria.

Paula Robinson nasceu em Lisboa e toda a vida viveu em cidade. O gosto pelo contacto com a terra e o cultivo de alimentos veio depois com o casamento e as idas à terra da mãe do marido. «Ia passar temporadas e ajudava a plantar, e ia às tias e às primas ajudar. Ganhei um bocado aquele gosto de “deixa ver”, “deixa experimentar”», recorda. Assim, quando em 2018, a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira abriu concursos para hortelões, Paula e o marido decidiram concorrer «“vamos ver se dá alguma coisa”». Acabou por lhe ser atribuído um talhão com 40 metros quadrados. «Metemos mão à obra. Sem experiência nenhuma, digo já», confessa. Começaram «por experimentar umas coisas, ler outras» e seguir os conselhos da sogra de Paula, agora com 90 anos. «Ela tinha muita experiência e continua a ter. Agora em pandemia não pode [lá ir]. Mas sempre que podia, ia lá dar as dicas dela com o conhecimento que ela tinha.» Ter uma horta teve também como objetivo «querer apostar no que é mais saudável, ter produtos nossos e produtos saudáveis e plantados por nós, ir buscar e colher».

O mesmo motivou Rúben Sousa a querer ter uma horta em Leiria. Mas ele, ao contrário de Paula, tinha alguma experiência. «O meu pai sempre teve horta em casa. Aprendi muito também com o senhor Manuel, que é a pessoa de referência que tem a horta sempre muito bem cuidada. É vizinho do meu horto. Depois também a internet, grupos de agricultura biológica do Facebook. Quando tenho alguma dúvida, pergunto», diz.
Texto: Cláudia Sebastião
 
Este é apenas um excerto do artigo. Leia toda a reportagem na FAMÍLIA CRISTÃ de março de 2021. Pode comprar a revista ou assiná-la clicando aqui.
Continuar a ler