Precisa de ajuda?
Faça aqui a sua pesquisa
IV Encontro de leigos debate esperança
12.10.2017
Viseu vai acolher o IV Encontro Nacional de Leigos, organizado pela Conferência Nacional do Apostolado dos Leigos (CNAL), no dia 18 de novembro. O tema será «Este é o tempo para esperar contra toda a esperança, para trabalhar pela justiça e pela paz, para amar as pessoas, para amá-las uma a uma».
 
O programa já está disponível na página da CNAL. Na parte da manhã, haverá dois painéis internacionais, na Expocenter. No primeiro, com o tema «A esperança que trazemos em nós», falarão Marisa Cristina March e Paolo Galardi. Ela é cosmologista na Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos da América, e faz investigação na área da energia escura, procurando compreender a aceleração do universo. Faz parte do Instituto de Pensamento Católico, sendo diretora de um projeto para ciência e teologia. Paolo Galardi vem de Rome e é padre, artista e conselheiro espiritual do ateliê de teologia do Centro Aletti – Instituto Pontifício Oriental em Roma.
 
No segundo painel internacional, o tema é «O trabalho pela justiça e pela paz» e intervém François Huguenin, historiador e ensaísta francês sobre «Ser cristão na política, num mundo que já não o é mais». Frankie Gikandi, de Nairobi, fala sobre «A responsabilidade pela justiça- “O combate contra a pobreza em África”». Ela é educadora e diretora do Kimlea Technical Center que dá formação técnica a raparigas. O terceiro orador é Carlos Palma Lema, uruguaio a viver no Porto. Ele falará sobre «A responsabilidade pela paz- “A educação para a fraternidade e para a paz”». Carlos é coordenador mundial do Living Peace International, projeto de educação para a paz.
 
Depois do almoço haverá 12 ateliês, espalhados pela cidade, sobre Fé e sentido para a vida, Espiritualidade, Território, Família, Trabalho e Cidadania. O encontro termina com Missa às 19h, na Sé de Viseu.
 
Este ano, o programa do IV Encontro Nacional de Leigos começa mais cedo com um Festival de Cinema nos dias 19 e 26 de outubro e 2, 9 e 16 de novembro. Os filmes são 0 Homem que Viu o Infinito, Os Olhos de André, Terra Prometida, O Herói de Hacksaw Ridge e Dos Homens e dos Deuses. Todos podem ser vistos gratuitamente pelas 21h, no Palácio do Gelo, em Viseu, com um período de debate.
 
O IV Encontro Nacional dos Leigos inclui também um programa para jovens dos 15 aos 35 anos com um concerto com Samuel Úria, músico cristão. O espetáculo será na Aula Magna do Instituto Politécnico de Viseu, pelas 21h.
 
As inscrições já podem ser feitas aqui. Quem tiver mais de 23 anos paga 10 euros, entre os 16 e os 23 anos paga 7,50 euros e menores de 16 não pagam. Pode ter mais informações aqui.
Os Encontros Nacionais de Leigos realizam-se desde 2013 e já aconteceram em Coimbra, Porto e Évora.
 
Texto: Cláudia Sebastião
Continuar a ler