Desde sábado que já é possível entregar a declaração de IRS. Este ano há um só prazo: de 1 de abril a 31 maio de maio. E este prazo vale para todos os contribuintes: trabalhadores dependentes, independentes, pensionistas ou pessoas com rendimentos prediais.
Comum a todos é a possibilidade de "doar" 0,5% do IRS a uma instituição. A lista de quase 3500 instituições está disponível no site das Finanças e a FAMÍLIA CRISTÃ disponibiliza-a
aqui. Quem quiser, basta inscrever na folha de rosto da Modelo 3, no quadro número 11, qual a instituição a que pretende doar o imposto. Na prática isso não implica nenhum custo para os contribuintes, uma vez que se trata de imposto que já pagou.
Da lista fazem parte, pela primeira vez este ano, organizações ligadas à cultura. Mas há associações de doentes, de desenvolvimento, centros comunitários e sociais paroquiais, bandas filarmónicas, Cáritas, Fundação Ajuda à Igreja que Sofre, entre muitas outras.
Não se esqueça que pode também doar o IVA que pagou em serviços de restauração e hotelaria, oficinas e cabeleireiros. Mas neste caso sai-lhe do bolso e não do Estado.
Ao entregar as declarações de IRS de 2015, em 2016, os portugueses doaram mais de 16,6 milhões de euros a 2944 entidades. Mais de 558 mil famílias doaram IRS ou IVA. O valor era 1,3 milhões de euros superior ao que tinha acontecido em 2015.
Texto: Cláudia Sebastião
Continuar a ler