As III Jornadas Nacionais do Turismo acontecem em Bragança nos dias 27 e 28 de outubro. O tema é «Turismo e Sustentabilidade – Economia, Sociedade e Ambiente», a propósito deste ser o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento.
Em nota enviada às redações, a organização informa que se pretende «refletir sobre a ação turística como oportunidade de desenvolvimento económico, coeso, de todo o território nacional; reconhecer a cultura local como um ativo singular para a atividade turística e a promoção das comunidades regionais; incentivar o desenvolvimento local, particularmente do interior, por via da atividade turística, mediante a promoção das atividades regionais e a fixação das pessoas; promover o respeito pelo ambiente em toda a atividade turística, perspetivando ainda um autêntico turismo ecológico». Daí que tenha sido escolhido como local Bragança.
Olhando para o programa, no primeiro dia, a abertura está a cargo de D. Manuel Neto Quintas (Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana), D. José Cordeiro (Bispo de Bragança-Miranda), Pe. Carlos Godinho (diretor da Obra Nacional da pastoral do Turismo) e da secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho. Será ela a responsável por uma conferência sobre o tema das jornadas. Ainda durante a manhã, haverá tempo para olhar para a economia com o antigo ministro do Desenvolvimento Regional Miguel Poiares Maduro e Nuno Fazenda, do Turismo de Portugal.
Depois um olhar para o turismo religioso, no interior e o ambiente. No sábado, durante a manhã há Missa na Basílica de Santo Cristo em Outeiro, seguida de uma visita guiada ao património religioso de Bragança.
A organização está a cargo da Obra Nacional da Pastoral do Turismo, organismo da Conferência Episcopal Portuguesa, e do Serviço de Pastoral do Turismo da Diocese de Bragança-Miranda. As inscrições podem ser feitas na página
www.ptbm.pt até ao dia 24 de outubro e custam 15 euros.
Texto: Cláudia Sebastião
Fotos: Diocese de Bragança - Miranda
Continuar a ler