A conhecida banda Gen Rosso está a apresentar o musical
Streetlight, em Portugal, este mês. Depois dos espetáculos com casa cheia em Braga e Viseu, esta semana é a vez de Fátima. Esta quarta-feira, dia 29 de novembro, o Centro Paulo VI acolhe o musical que integra 200 jovens do Colégio São Miguel, do CEF e do Colégio Sagrado Coração de Maria. Desde segunda-feira que estão em formação para participar no espetáculo. A organização espera esgotar os mais de 2000 lugares.
Streetlight é o centro do projeto together4peace que pretende formar jovens para promover a paz e mostrar que juntos podem fazer deste um mundo melhor. Em Portugal, estiveram envolvidos alunos de várias escolas de Braga e Viseu e pessoas da Fazenda da Esperança de Maçal do Chão, em Celorico da Beira, uma comunidade que acolhe e trata toxicodependentes. Os jovens são os protagonistas do espetáculo. No total, em Braga, Viseu e Fátima estiveram envolvidos cerca de 700 jovens.
A banda Gen Rosso já esteve em Portugal outras vezes, mas esta é a primeira com este projeto. Eles têm formações de Hip Hop, dança moderna, dança latina, canto e instrumental. Depois participam ativamente no musical: no cenário, na construção cénica e na iluminação, bem como na presença em palco.

António Oliveira diz à FAMÍLIA CRISTÃ que, durante os
workshops, os jovens trabalham também competências sociais, sentimentos, autoestima. A ideia é sempre trabalhar em prol da paz e ajudá-los a «reagir de forma consciente contra toda a forma de violência e a propor as suas atitudes alternativas para resolver os conflitos».
Este projeto já foi apresentado em vários países da Europa, Ásia, África e América e em locais tão diferentes como salas de espetáculos, escolas ou prisões.
O musical conta a história verídica de Charles Moats, um afro-americano de Chicago, que foi assassinado, em 1969, à porta de casa, numa luta de gangues.
Gen Rosso é um grupo musical fundado em 1966, por jovens vivendo em Loppiano, uma localidade com pessoas de mais de 70 nacionalidades. Chiara Lubich, fundadora do Movimento dos Focolares, deu-lhes como presente uma guitarra e um tambor vermelho. Foi o início do Gen Rosso, juntando as iniciais de Nova Geração com o vermelho do tambor. A banda transmite, desde então, valores como a paz, a justiça social, o amor e a solidariedade.