Precisa de ajuda?
Faça aqui a sua pesquisa
Livro sobre D. António Marto chega às bancas
26.06.2018
Chega esta quarta-feira às livrarias nacionais o livro D. António Marto. O Cardeal de Fátima. A obra pretende dar a conhecer a história e o pensamento do cardeal nomeado D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima.
 
O prefácio foi escrito por D. Manuel Clemente. O cardeal-patriarca de Lisboa afirma que D. António Marto «é expressão eloquente desta geração, no que diz e no modo como atua». D. Manuel Clemente salienta que «o seu percurso pessoal, da aldeia natal ao seminário, da experiência fabril ao estudo romano, do magistério universitário aos sucessivos cargos episcopais (em Braga, Viseu e Leiria-Fátima), representa na Igreja em Portugal o melhor do que essa geração nos trouxe e continua a trazer».
 
D. António Marto. O Cardeal de Fátima, da PAULUS Editora, apresenta uma breve biografia e alguns textos do próprio prelado sobre vários temas. O livro foi organizado pelo jornalista da Família Cristã, Ricardo Perna. Colaboraram também os jornalistas João Francisco Gomes, do Observador, e Octávio Carmo, da Agência Ecclesia.
 
A obra inclui também a explicação sobre a importância da figura do cardeal e sobre o impacto concreto da nomeação de D. António Marto. Algumas das suas homilias em momentos significativos podem também ser lidas. A acompanhar tudo uma memória fotográfica do bispo de Leiria-Fátima.

D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima, vai ser criado cardeal durante o Consistório Ordinário Público na próxima quinta-feira, dia 28 de junho, a partir das 16 horas locais. No dia seguinte, 29 de junho, o Papa Francisco celebrará a Eucaristia da Solenidade dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo com os 14 novos cardeais. D. António Marto tornar-se-á o quinto cardeal português do século XXI.
 
Texto: Cláudia Sebastião
Continuar a ler