Precisa de ajuda?
Faça aqui a sua pesquisa
Missas de 16 de março pelas vítimas de covid-19
22.02.2021
No dia 16 de março, a Igreja portuguesa vai ter «bem presente na celebração eucarística» as vítimas da pandemia. Respondendo ao desafio das Conferências Episcopais da Europa, o comunicado da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) revela que «estamos em sintonia» com as conferências episcopais europeias. Lembrando as «mais de 770 000 pessoas que na Europa morreram por causa da covid-19», em Portugal a Missa com essa intenção será em março,  É ainda uma incógnita se na Páscoa já poderão existir as celebrações presenciais. Mas a CEP diz que voltará a reunir o Conselho Permanente em 9 de março e «nessa altura contamos tomar orientações, em diálogo com as autoridades de saúde e de governo».



O Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa, reunido através da internet, revela também que acompanha «atentamente a situação da pandemia e confinamento geral, esperando que continue a evoluir favoravelmente para que seja possível retomar as celebrações presenciais nas comunidades cristãs».

Os bispos portugueses também aproveitaram a reunião e o comunicado final para dar conta da posição sobre a eutanásia: «Reafirmamos a posição contra esta decisão desde sempre assumida pela Igreja, nomeadamente no recente comunicado de 29 de janeiro.»
Texto: Cláudia Sebastião
Continuar a ler