Precisa de ajuda?
Faça aqui a sua pesquisa
​Na Ucrânia também se celebrou o 13 de maio
15.05.2022
A 13 de maio, na Ucrânia, também se rezou a Nossa Senhora de Fátima pela Paz. O Arcebispo Mieczysław Mokrzycki, presidente da conferência episcopal ucraniana, presidiu a uma celebração numa igreja no centro de Lviv, após a qual se realizou, pelas ruas da cidade, uma breve procissão. «Estava pouca gente, por causa do receio da guerra, mas ainda estavam algumas dezenas de pessoas», conta-nos o Pe. Mariusz Krawiec, sacerdote paulista que está em Lviv.
 

D. Mieczysław Mokrzycki convidou os fiéis a rezar fervorosamente pela intercessão de Nossa Senhora de Fátima. «Nossa Senhora, quando apareceu aos pastores, disse ao Papa que consagrasse a Rússia ao seu Imaculado Coração, e isso já foi feito. Agora temos que cumprir as próximas condições. Juntamo-nos a esta grande novena, a esta grande oração. Há muitas evidências na história da Igreja que, através da oração, e de modo especial o rosário, cessaram muitas calamidades e guerras», defendeu o prelado.
 
Neste sentido, as devoções de Fátima começaram em muitas igrejas e santuários marianos na Ucrânia. No centro de Lviv, o arcebispo Mieczysław Mokrzycki presidirá à oração à noite. Na Igreja de Nossa Senhora da Candelária, onde os dominicanos são capelães, o Metropolita Latino de Lviv celebrará uma Missa solene e, depois de terminada, os fiéis partirão com a procissão de Fátima. «Rezaremos todos os dias 13, pedindo a misericórdia de Deus, a conversão dos nossos corações, da nossa nação», revelou, num vídeo enviado à FAMÍLIA CRISTÃ.
 
O objetivo é que «a Senhora de Fátima ouça a nossa oração e a leve ao Seu Filho, para que nos dê a paz que tanto esperamos», acrescentou no mesmo vídeo.
 
Ao mesmo tempo, numa palavra especial dirigida aos fiéis da Igreja Católica Romana na Ucrânia, o Arcebispo Mokrzycki assegurou o apoio espiritual e material da Igreja aos esforços que o povo ucraniano vem realizando há três meses para defender suas fronteiras e lutar por soberania.



 
Texto: Ricardo Perna
Fotos: ​Vita Jakubovska
Continuar a ler