Precisa de ajuda?
Faça aqui a sua pesquisa
«Nem dormimos bem. É um privilégio.»
11.05.2017
Mais de 200 crianças cantarão para o Papa Francisco, na Base Aérea de Monte Real. Os nervos e o entusiasmo são muitos. A FAMÍLIA CRISTÃ assistiu ao ensaio geral e conversou com algumas.

No Colégio de Nossa Senhora de Fátima, quase tão antigo como as aparições – tem quase 93 anos –, o ambiente é familiar e de muita festa. Chegámos meia hora antes do ensaio geral. Ocasião para conversar com algumas das crianças que farão parte do grupo que sexta-feira terá o «privilégio» de estar perto do Papa. A palavra está entre aspas porque é a mais usada por todos: alunos, professores e a diretora.
 
Os alunos que vão até Monte Real são do primeiro ciclo e alguns acólitos e delegados de turma. A ideia foi estarem presentes as crianças com as idades dos Pastorinhos de Fátima.

Francisco é do 4.º ano e esteve a preparar-se e já sabe o que dizer se o Papa vier ter com ele. «Eu dizia que gosto muito de o receber, que venha cá rezar pelos pobres e que venha canonizar os pastorinhos.» Já Carolina diz que «muita gente quer ver o papa porque é muito importante. O Papa enche o coração de todos com amor». Vasco acrescenta que «ele é o chefe da igreja» e Francisco sublinha «com i maiúscula, porque somos todos os baptizados». Carolina também sente o peso do privilégio. Afinal «muitos queriam ir». Veja aqui o que disseram:
 
A emoção tem sido muita e Patrícia confessa: «Ontem fui dormir às 21h e só adormeci depois das 23h. Estava a cantar.» Francisco diz que até a dormir canta. Já pediram aos avós e pais para verem tudo em direto pela televisão.

Carolina e Margarida, em primeiro plano, durante o ensaio.

Mas a preparação não tem sido apenas nos ensaios. Todos sabem quem foi Francisco e Jacinta. Leram um livro sobre os Pastorinhos e têm os seus preferidos. «Eu gosto muito do Francisco porque ajudava os pobres. Ele ia muito à igreja rezar e falar com Jesus e Maria», afirma Francisco que elogia a coragem da Jacinta. Vasco também prefere o pastorinho porque «gostava muito dos animais». Patrícia e Carolina preferem Jacinta por ser «corajosa e muito querida».

Haverá flautas de Bisel, flauta transversal, guitarras e dois violinos.

Os ensaios intensificaram-se nesta última semana e todos os dias têm cantado as músicas que cantarão ao Papa. São quatro, uma delas foi composta pelo professor Pedro Castelhano. Chama-se «Receber-te» e o refrão diz: «Receber-te é receber a luz/a luz que ilumina o mundo inteiro./ Receber-te é receber Jesus/a luz que ilumina a minha vida.»
 
Nos ensaios, o ginásio enche-se de crianças sentadas no chão. Os professores vão ajudando a acalmar e a manter a ordem. Pedro Castelhano ensaia e pede que cantem com alegria. Basta essa palavra e a música sai diferente. Além da música original do professor Pedro, cantarão também «Coração bonito» e o «Hino ao Papa», do Pe. Cartageno. Esta sexta-feira, estarão de pé, ao ar livre (rezando para não chover) e serão os primeiros a estar perto do Papa Francisco em Portugal. «Com alegria», repetirão sorridentes os professores Alexandre, Pedro e Ana Rita, que os estão a ensaiar.
 
Reportagem e fotografias: Cláudia Sebastião
Continuar a ler