Começa domingo, dia 28 de fevereiro, até 1 de março, a Semana Nacional da Cáritas. Com o tema «Cáritas 65 Anos: O Amor que Transforma», este ano haverá peditório nacional online. Habitualmente o Peditório Nacional de rua é uma importante fonte de financiamento. Desta vez, por causa da pandemia, terá de se mudar para a internet.
O objetivo é angariar «verbas que vão reforçar a capacidade da rede Cáritas na resposta aos atendimentos sociais e no desenvolvimento e implementação de projeto sociais locais» tendo em conta a missão da Cáritas «a solidariedade e a erradicação da pobreza».
O presidente da República associou-se à Semana Nacional e aos 65 anos da Cáritas. Marcelo Rebelo de Sousa gravou um vídeo em que saúda o papel de combate à pobreza. «A rede Cáritas tem estado na linha da frente do combate aos efeitos sociais da pandemia e mobilizado, de uma forma discreta, meios para que ninguém fique sem resposta», afirma. O presidente da República diz que «a Cáritas quer olhar para o futuro, e pede-nos que partilhemos o apoio às suas causas do futuro».
O presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana, D. José Traquina, também salienta que «a missão da Cáritas – o amor que transforma – é despertar para esta solidariedade no concreto, comprometidos que estamos na transformação do mundo em que vivemos para que seja, cada vez mais, uma terra de irmãos. Para que juntos vivamos verdadeiramente numa só família humana».
No ano passado, a Cáritas atribuiu apoios financeiros, diretos à população, de cerca 1,5 milhões de euros. Além disso, houve ainda ajuda em produtos alimentares e bens essenciais e outras respostas sociais de emergência. O programa nacional «Vamos Inverter a Curva da Pobreza em Portugal», com início em abril de 2020, ajudou diretamente cerca de 10 mil pessoas, 10 por centro do total de apoios da rede nacional.
Pode fazer o donativo neste link https://caritas.pt/snc/ ou fazendo transferência bancária para o IBAN: PT50 0045 9020 4032660770815. O comprovativo pode ser enviado para recibos@caritas.pt, para poder receber o recibo.