Mel Gibson volta a sentar-se na cadeira de realizador para nos trazer mais uma obra-prima da Sétima Arte. Acompanhamos a história verídica (uma tendência de Mel Gibson enquanto realizador) do soldado Desmond Doss, cristão adventista do Sétimo Dia, que parte para a Segunda Guerra Mundial como o primeiro soldado objetor de consciência.
Desmond queria servir o seu país, mas sem pegar numa arma, como socorrista de combate. «Quando tantos tentam destruir este mundo, não me parece mal que eu queira trazer algum pedaço de bem para o mundo», diria no tribunal marcial que lhe permitiu partir para a guerra sem arma.
Andrew Garfield (O Fantástico Homem Aranha) aparece de forma muito competente no papel de um jovem proveniente de uma família destruturada pelo peso que a Primeira Guerra Mundial teve no pai Tom Doss (Hugo Weaving), que combateu e lá perdeu três dos seus melhores amigos.
Confrontado com o dilema de cumprir o mandamento de Deus «Não matarás» à letra e a vontade de servir o seu país numa guerra que também sente como sua, Desmond parte e é tratado com desconfiança e violência pelos seus superiores e companheiros de quartel, durante a formação.
A força das suas convicções granjeia-lhe o respeito dos colegas e superiores, mesmo perante todas as dificuldades, e no terreno de batalha ainda mais, quando Desmond consegue, sozinho, salvar 75 companheiros feridos nos combates pela tomada de Hacksaw Ridge, um ponto de entrada das tropas americanas para Okinawa, no Japão.
Apesar de a história ser conhecida, o enredo prende o espectador até ao último minuto, e Mel Gibson consegue, mais uma vez, transportar uma história de fé para o grande ecrã, num registo que entusiasmará crentes e não-crentes.
Ficha técnica: Título original: Hacksaw Ridge Realizador: Mel Gibson Género: Drama Classificação: M/16 País: EUA Ano: 2016 Duração: 131 min.