Precisa de ajuda?
Faça aqui a sua pesquisa
«O Padre Vítor Feytor Pinto faz um caminho com quem o lê»
15.12.2021
O livro Respostas em Família foi apresentado publicamente na paróquia do Campo Grande, no domingo dia 12 de dezembro. A obra apresenta 66 textos que o Mons. Vítor Feytor Pinto escreveu para a revista FAMÍLIA CRISTÃ, na rubrica «Diálogo com o Padre» e que foram publicados desde 2015.

Cláudia Sebastião, jornalista da revista FAMÍLIA CRISTÃ, e Pe. Hugo Gonçalves, pároco do Campo Grande.

O Pe. Hugo Gonçalves, pároco do Campo Grande, trabalhou mais de perto com o Pe. Vítor nos últimos anos e falou dessa relação pessoal com um homem que deu «a vida toda como resposta». O sacerdote lembra «o homem bom», «um padre feliz e entusiasmado, convicto da sua vocação, com um profundo amor a Deus e à Igreja. Um padre capaz de estar inteiro em todas as circunstâncias, generoso na presença e na relação, profético na palavra». No Pe. Vítor, salienta vários traços distintivos como o de «ter sido sempre um homem de encontros marcantes e transformadores»; «um verdadeiro construtor de pontes: das pessoas entre si e de todos com Deus»; «um homem de Igreja», «com uma fidelidade e um amor à Igreja imensos» e «apresentava sempre uma visão positiva de tudo». Recorda o Pe. Hugo que «quando era chamado a intervir nas inúmeras reuniões em que participava, percebia-se a sua atualidade e via-se nele o verdadeiro desejo de ser construtivo, de acrescentar valor, de dar uma nota de esperança».

Isso mesmo nota verificar-se nos artigos agora publicados em livro. «Como em tudo, o Padre Vítor espelha aqui um olhar positivo sobre a realidade da vida dos crentes, propondo respostas que não estigmatizam, não afastam, não julgam… Perpassa aqui um grande amor pela Igreja e pelas pessoas. Sem perder rigor e profundidade, apresenta os temas mais difíceis da fé como um caminho, sem ceder à superficialidade e às meias-respostas.»

Um aspeto que Cláudia Sebastião, jornalista da revista FAMÍLIA CRISTÃ, salientou também. «Ele queria falar para todos, cristãos e não-cristãos. Tinha uma organização muito clara nos seus textos e queria sempre acabar com uma nota de esperança, positiva», afirma. O livro agora publicado foi «preparado com o Pe. Vítor e por ele: foi ele quem escolheu o título, quem escreveu o prefácio. Estava muito feliz com a publicação do livro. Infelizmente não pôde vê-lo ainda em vida». O objetivo do livro era homenageá-lo e partilhar com mais pessoas as suas respostas a questões de fé, mas também pastorais e sociais.

A apresentação do livro decorreu na paróquia do Campo Grande, em Lisboa, onde o Pe. Vítor esteve mais de 40 anos.

O Pe. Hugo Gonçalves afirma que «as perguntas que lhe foram sendo postas abarcam variadíssimos temas, desde a teologia dogmática e fundamental, à teologia pastoral e moral». Este sacerdote refere que «nenhuma pergunta nos deve assustar e que, nem sempre temos de ter a arrogância de responder a tudo. Neste livro percebemos que o Padre Vítor não foge a nenhuma questão, mas também não hesita em assumir que nem sempre temos uma resposta acabada para tudo e que nem sempre podemos dar a resposta que gostaríamos de dar. Mas podemos fazer caminho com as pessoas. E em cada uma destas questões a que o Padre Vítor responde, vemos a generosidade de alguém que não se limita a dar respostas doutas e distantes, mas de alguém que, até aqui, se dispõe a fazer um caminho com quem o lê, com quem se interroga e o interroga. Parece-me que a Igreja tem de ser muito mais parecida com isto».

O livro aborda alguns temas, por vezes considerados polémicos, como a ideologia de género, eutanásia, divórcio, mas «mesmo em questões que expressam algumas feridas, e que têm a ver com o casamento, o sofrimento, em que uma resposta menos cuidada pode magoar alguém, o Padre Vítor consegue abordar estas questões de maneira a não ferir as pessoas, para que se sintam envolvidas num caminho», afirma o Pe. Hugo, salientando que é importante que «as pessoas se sintam amadas por Deus independentemente das circunstâncias em que estão».
 
Na homenagem e apresentação do livro Respostas em Família, estiveram muitos colaboradores e paroquianos e também uma irmã do Pe. Vítor Feytor Pinto.
 
Continuar a ler