Precisa de ajuda?
Faça aqui a sua pesquisa
Papa confirma intenção de vir a Fátima em 2023
30.04.2021
O Papa Francisco confirmou ao Cardeal D. António Marto a intenção de vir a Fátima em 2023, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude, que se realizará em Lisboa. «Ao longo da nossa conversa, que durou cerca de trinta minutos o Santo Padre explicitou-me a sua vontade de, nessa ocasião, também peregrinar a Fátima», afirma D. António Marto numa nota que fez chegar à sala de Imprensa do Santuário de Fátima.

Foto de Arquivo (Agência Ecclesia)
O bispo de Leiria-Fátima foi recebido em audiência privada pelo Papa Francisco, no Vaticano, ontem, dia 29 de abril. «Foi um encontro muito cordial, no qual expressei ao Papa o agradecimento pelo seu testemunho de esperança e encorajamento neste momento difícil que o mundo atravessa», refere D. António Marto. «Exprimi-lhe ainda a minha profunda estima pela sua pessoa e a minha comunhão com o seu ministério petrino» esclarece ainda ao sublinhar que, durante a audiência, ambos «trocaram impressões» sobre a pandemia em Portugal e «sobre os efeitos que esta tem tido na vida da Diocese e do Santuário de Fátima».

Da audiência pedida pelo prelado de Leiria que, desde 2018, integra o grupo de cardeais da Cúria Romana, D. António Marto traz consigo uma «especial saudação e bênção aos peregrinos do Santuário de Fátima», a quem pediu «que nos lembrássemos dele na nossa oração junto de Nossa Senhora».

Recorde-se que no passado dia 12 de março, o Papa Francisco já tinha anunciado esta vontade ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Em declarações à imprensa em Roma, no final da audiência o chefe de Estado Português, afirmava que o encontro tinha decorrido «como há cinco anos» e que tinha sido «uma ocasião para ver como o papa está atento a tudo. […] Falou, como é evidente, da ida a Portugal em 2023, a Lisboa e a Fátima – acrescentou logo – nas Jornadas Mundiais da Juventude», disse o chefe de Estado.

Francisco esteve em Fátima como peregrino há precisamente quatro anos, tendo na ocasião canonizado os dois primeiros santos de Fátima, Francisco e Jacinta Marto.

A primeira visita de Francisco também foi confirmada dois anos antes pelo próprio numa audiência privada na qual participou o bispo de Leiria- Fátima. Na ocasião, o Santo Padre referia que se Deus lhe desse saúde estaria no Centenário das Aparições, na Cova da Iria.
 
Texto: Santuário de Fátima
Continuar a ler